Governo promove plantio de mil mudas frutíferas na Cidade do Povo

    Governo tem incentivado os moradores a plantar espécies distintas de frutíferas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A iniciativa ecológica compõe a programação do Mês do Meio Ambiente, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). O cultivo das espécies será realizado na manhã deste sábado, 10, na Rua Vereadora Maria Antônia, estendendo-se entre as quadras de 1 a 5, da Cidade do Povo, em Rio Branco.

Todas as mil mudas que serão cultivadas são de espécies frutíferas – acerola, araçá-boi, açaí, ingá, graviola, azeitona, jambo, biribá, cupuaçu e romã. Na área urbana, as árvores atenuam o calor, gerando sombra, filtram partículas sólidas da poluição e são essenciais para o equilíbrio climático.

Com o propósito de tornar as cidades acreanas mais saudáveis, desde 2011 a Sema desenvolve o Programa de Arborização Urbana. Somente na Cidade do Povo oito mil mudas, entre frutíferas e florestais, foram plantadas nos últimos anos, totalizando nove mil com a nova iniciativa.

Além de realizar o cultivo das espécies nas vias e áreas públicas do bairro, o governo tem incentivado os moradores a plantar espécies distintas de frutíferas, nos quintais de suas residências.

“As frutas possuem um princípio ativo que ajuda na saúde das pessoas, além de gerar impactos positivos ao meio ambiente. Com a muda, entregamos uma reflexão de que cada um deve fazer a sua parte”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus.

A Sema também desenvolve atividades de sensibilização da comunidade. A campanha Vamos Plantar Árvores nas Cidades do Acre estimula o que o próprio nome já diz: o cultivo de mais árvores nos municípios acreanos.

O mutirão ecológico, que visa contemplar cerca de 500 famílias, conta com apoio e parceria da Prefeitura de Rio Branco, WWF, Universidade Federal do Acre, Uninorte, Secretaria de Estado de Habitação, grupo dos Escoteiros e a Cáritas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter