Artesanato acreano

Governo quer chegar a quatro mil artesãos cadastrados em sistema este ano

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), em parceria com o Sebrae e apoio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, tem olhado com atenção especial para o segmento do artesanato no Acre, que movimentou em 2016 cerca de R$ 1,5 milhão.

E para mediar o acesso às políticas de incentivo ao setor, como as feiras estaduais e nacionais, a Coordenação do Artesanato Acreano, vinculada à SEPN, pretende integrar ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) quatro mil artesãos de todo o estado somente este ano, entre novos cadastros e recadastramentos.

Objetivo é fazer com que mais profissionais tenham acesso a incetivos (Foto: Angela Peres/Secom)

A atualização cadastral de profissionais está prevista para ser realizada até junho, em Rio Branco e demais municípios.

Assim, novos artesãos também poderão ser inseridos no sistema. Com foco nisso, técnicos da SEPN passaram por capacitação e consultoria do Sebrae na última semana.

As 40 horas de curso se fundamentaram na discussão da base conceitual do artesanato, bem como na diferenciação de tipologias, técnicas e matéria-prima. Já as datas para a atualização cadastral ainda serão informadas pela secretaria.

“A capacitação foi muito essencial no sentido de fortalecer o trabalho que o governo vem fazendo para valorizar essa profissão tão importante. Também é essencial o treinamento, uma vez que este ano ainda teremos a inauguração de um centro de referência de artesanato, que vai passar a comprar e promover as peças produzidas pelos profissionais acreanos”, salientou Wanderson Lopes, da Coordenação do Artesanato da SEPN.

Técnicos da secretaria passaram por capacitação e consultoria na última semana (Foto: Angela Peres/Secom)