Governo realiza cirurgia de correção de escoliose

Valmor Artur Patrício é um dos cirurgiões do Inao que realizam os procedimentos no HC (Foto: Júnior Aguiar)

Uma equipe composta por dois cirurgiões de coluna, neurocirurgião e técnicos está no Acre até o fim desta semana para realizar cirurgias de correção de escoliose (curvatura lateral da coluna vertebral) no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.

É a segunda vez que a equipe do Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental (Inao), que já atua em cirurgias neurológicas há algum tempo no estado, vem ao Acre para realizar procedimentos do tipo.

Nesta quarta-feira, 19, uma paciente de 27 anos passou pelo procedimento, que durou cerca de oito horas.

Segundo o especialista em coluna Valmor Artur Patrício, os procedimentos são de alta complexidade e foi necessário um investimento do governo do Estado para que as cirurgias pudessem ser feitas sem a necessidade de os pacientes se deslocarem a outros centros do país.

“Essa é uma das cirurgias mais complexas dentro da área de cirurgias de coluna. Cerca de 30 pacientes estão na fila por esse procedimento. O nosso objetivo é de que no mínimo dois pacientes sejam submetidos ao procedimento por mês até que essa fila seja zerada no Acre”, disse.

Desde a implantação do serviço de neurologia no HC, em 2014, o Estado parou de enviar pacientes a outros centros pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o que exigia altos custos com transportes especializados e muita espera por vagas em hospitais de referência do país.

“Agora temos mais essa conquista para a saúde do Estado que vai permitir com que esses pacientes deixem de depender dessas vagas, esperem menos tempo e não tenham que se deslocar para outros estados. É a saúde do Acre avançando cada vez mais, graças ao esforço do governo em investir nessa área sempre mais”, comemorou o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior.

Resultado da primeira cirurgia de escoliose realizada no Hospital das Clínicas (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter