Governo realiza obras de saneamento ambiental em Santa Rosa do Purus

O canto dos pássaros,  o pulsar forte de um passo rápido, o ruído das catracas das bicicletas, o barulho das embarcações ou de veículos ganham novos elementos sonoros no cotidiano da cidade de Santa Rosa do Purus, como o som de motores das máquinas, tratores e caminhões, as batidas dos martelos, o descarregamento de britas e o assentamento de tijolos.

Todas essas sonoridades urbanas compõem o ritmo dos serviços de infraestrutura que o governo do Acre iniciou no município, que possui mais de 6 mil habitantes e fica localizado na Regional Purus, onde os únicos meios de acessos a Santa Rosa são pelas malhas aérea e fluvial.

Mesmo com essa dificuldade logística, a gestão estadual, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), articulou o transporte de todos os insumos e maquinários, levados em grandes balsas para garantir a execução do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

Maquinários e demais estruturas foram transportados em balsas para Santa Rosa do Purus (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Cerca de R$ 20 milhões contemplaram as obras de ampliação da rede de água, com novas estruturas de captação e tratamento, implantação de rede coletora e de tratamento de esgoto, módulos sanitários, além de pavimentação de ruas e construção de calçadas.

Nesta semana, o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, acompanhado de gestores técnicos, foi até a cidade verificar o andamento dos trabalhos e dialogar com a comunidade sobre a chegada desses benefícios.

“Foram iniciadas as etapas de drenagem do solo. Na sequência, chegarão o esgotamento sanitário e a rede de abastecimento de água. Tudo vai desaguar na pavimentação, fazendo com que as cabeceiras do Rio Purus se tornem um lugar especial para se viver”, destaca Magalhães.

No Acre, entre 2012 e 2015, o número de ligações ativas da rede de distribuição de água cresceu 16%. Um dos municípios que se destacaram nesses índices foi Santa Rosa do Purus, com 35%.

Serviços de escavações e instalação de tubulações das redes de água e esgoto foram iniciados (Foto: Cedida)

“A rede de abastecimento será ampliada em 5,2 quilômetros, com a implantação de mais 216 unidades domiciliares de água, chegando a quase 900 ligações na área urbana, com um sistema que garantirá uma produção suficiente para abastecer diariamente toda a cidade”, informa o diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano.

Investimentos nas cidades de difícil acesso

O governo do Estado realiza nos quatro municípios de difícil acesso – Santa Rosa, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão – obras de saneamento ambiental integrado, num investimento de mais de R$ 100 milhões oriundos de uma parceria entre a autarquia, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e o Banco Mundial.

O conjunto de obras abrange um quantitativo populacional de 42.166 pessoas, somando os quatros municípios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter