Governo recebe missão de supervisão do Banco Mundial

O Acre um dos programas de destaque na carteira da América Latina do Banco Mundial (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O Acre é um dos programas de destaque na carteira da América Latina do Banco Mundial (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Uma missão de supervisão do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) que integra o grupo Banco Mundial esteve no Acre nesta semana para avaliar as ações que estão em execução do Programa de Saneamento Ambiental Integrado e Inclusão Socioambiental do Acre (Proser).

Desde 2008 o banco é parceiro do estado, e a cada seis meses uma missão com especialistas das áreas beneficiadas vem ao estado para acompanhar as atividades e resolver as questões que aparecem durante a implantação do projeto.

Especialistas das áreas de saúde, educação, produção e saneamento, que integram a missão, participaram de apresentações dos projetos desenvolvidos no estado e de visitas técnicas.

“Eles gostam muito de conversar com os produtores, com os beneficiários, visitam hospitais, postos de saúde, comunidades rurais beneficiadas”, declara o coordenador do Proser na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Aloisio Detomini.

“Acre é exemplo de crescimento econômico associado à conservação da natureza”, diz Adriana (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“Acre é exemplo de crescimento econômico associado à conservação da natureza”, diz Adriana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Segundo a gerente de Projeto do Bird, Adriana Moreira, o Acre é um dos programas de destaque na carteira da América Latina do Banco Mundial, por sua natureza multissetorial e pela visão de longo prazo para o desenvolvimento do estado.

“Buscar investimentos que melhorem a qualidade de vida e a sustentabilidade tanto para as pessoas das áreas urbanas como para as da área rural, em um estado que ainda tem 80% da sua cobertura de floresta, é uma grande vantagem e um grande diferencial do Acre que leva o Banco Mundial a investir aqui”, afirmou Adriana Moreira.