Ensino de línguas

Governo reforça número de vagas e documentos para inscrição no Centro de Estudo de Línguas

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), reforça o calendário de inscrições para o primeiro semestre do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que será nos dias 11 e 12 de fevereiro para os alunos da rede pública de ensino, com abertura das vagas remanescentes nos dias 13 e 14 para a comunidade. As inscrições podem ser realizadas na sede do CEL, situada na avenida Getúlio Vargas, nº 3030, ao lado da Saudosa Maloca.

Matrículas já estão abertas para alunos da rede pública (Foto: arquivo Secom)

O CEL é uma política pública de ensino que se consolidou no Estado. A procura, consequentemente, sempre foi grande. O governo destaca que as filas sempre existiram e não há controle, nem como evitar que pessoas, por vontade própria, decidam dormir na fila de espera. Vale lembrar que o edital já destacava a distribuição de apenas 250 senhas diárias para inscrição por ordem de chegada.

Nos cinco dias de atendimento, as senhas serão entregues das 7h30 às 13 horas ou até se esgotarem. Informações sobre horários das turmas serão dadas somente no ato da matrícula.

O governo estuda ainda a possibilidade de voltar a ofertar as matrículas on-line no segundo semestre, especialmente para os jovens da rede pública de ensino, com a criação de pontos de acesso a internet para quem não possui.

Vagas e documentos

O CEL oferece vagas para ensino nos cursos de inglês, espanhol, italiano, francês e libras, em turmas espalhadas pela manhã, tarde e noite. São 625 vagas para turmas de língua inglesa, 275 para espanhol, 25 para francês, 25 para italiano e 50 para libras.

Os alunos da rede pública que desejam se inscrever devem levar cópias do RG ou Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de matrícula do ano corrente. Quando as vagas abrirem para a comunidade, além do RG e CPF, o interessado deverá levar comprovante de matrícula em escola particular ou cópia do comprovante de conclusão do ensino médio ou superior.

O edital de matrículas está disponível no site www.see.ac.gov.br/cel