Seminário

Governo reúne empreendedores para falar sobre geração de emprego e renda

A importância da economia solidária como alternativa para a geração de emprego e renda é o tema central do seminário realizado em Rio Branco nesta sexta-feira, 15. Participam do seminário grupos de economia solidária de associações e cooperativas de Rio Branco e dos municípios do Alto Acre. Outro seminário será realizado em Cruzeiro do Sul no dia 22 de fevereiro no Hotel Swamy.

Secretária falou que a proposta é trabalhar para aumento da rentabilidade dos empreendimentos (Foto: Odair Leal/Secom)

A qualificação faz parte das atividades contidas em um convênio desenvolvido em parceria entre o governo do Estado e o governo Federal no sentido de fomentar práticas para o desenvolvimento da atividade econômica.

Como parte da programação do encontro, o administrador de empresas com MBA em Gestão de Pessoas, Reyes Leonardo Loureiro, ministrou palestra sobre a atuação da economia solidária nos cenários nacional e local, e também sobre o empreendedorismo voltado para a economia solidária e as estratégias de comercialização.

“Nossa proposta é qualificar as pessoas que já trabalham em associações, cooperativas e grupos familiares para que elas gerenciem os seus negócios e entendam a importância que o trabalho que desenvolvem tem para a economia e para a sociedade. E possam, assim, movimentar a economia e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou a secretária de Turismo e Empreendedorismo, Eliane Sinhasique.

De acordo com o levantamento apresentado pelo palestrante, o programa de apoio aos pequenos negócios é desenvolvido no estado desde 2011 e já beneficiou cerca de 30 mil famílias, com qualificação profissional, aquisição de equipamentos, oportunidade de participação em feiras regionais e nacionais. A meta da nova gestão é ampliar as parcerias e proporcionar mecanismos para o aumento da rentabilidade dos empreendimentos.

 

Conhecimento que se multiplica

Representantes de associações e cooperativas participaram da qualificação (Foto: Arquivo Secom)

Dentre as pessoas que participaram do Seminário Economia Solidária Desenvolvendo Empreendimentos Econômicos está a Rebeca Belon, que faz parte da organização missionária Jovens com uma Missão (Jocum). Eles desenvolvem várias ações de caráter socioeducativo, tendo como meta a restauração das famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

São cinco casas terapêuticas, centros de recuperação, abrigo para meninas e seis centros de desenvolvimento pessoal. Nesses espaços, são promovidos cursos profissionalizantes também em parceria com o governo do Estado, com o objetivo de incentivar a geração de renda para as famílias atendidas nos projetos.

“Encontros como este são fundamentais. O apoio administrativo faz a diferença para pessoas que querem empreender. Estamos num cenário de crescimento, mas de muito desafio e participar de cursos que falem da importância do empreendedorismo é essencial”.