Governo se prepara para colocar Estação de Tratamento de Água de Assis Brasil em funcionamento

O investimento nas obras é de quase R$ 2 milhões, resultado de parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana visitou na manhã desta segunda-feira, 2, as obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Assis Brasil, município acreano no Alto Acre que faz fronteira com o Peru.

Com um investimento de quase R$ 2 milhões em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a obra está em sua fase de conclusão e será colocada em funcionamento parcial já esta semana. A nova estação será capaz de tratar até 30 litros de água por segundo, suprindo a necessidade de água potável em Assis Brasil pelos próximos 20 anos.

“Estamos fazendo isso em todo o Acre, permitindo a oferta de água. Quando eu assumi, Rio Branco tinha 46% de cobertura de água, hoje tem 99%. Os municípios tinham menos de 50%, hoje passam de 85% nas áreas urbanas. Isso muda a perspectiva de vida e reduz a mortalidade infantil. É vida no sentido mais pleno”, conta Tião Viana.

Verdadeira Revolução

Quando eu assumi, Rio Branco tinha 46% de cobertura de água, hoje tem 99%, disse Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Nos últimos anos, o governador foi responsável por uma verdadeira revolução entregando novas ETAs urbanas pelo interior e levando água potável a vilas e até aldeias indígenas através do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

O presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, explica ainda que a atual ETA compacta de Assis Brasil será desmontada e reaproveitada na Vila do V, em Porto Acre, levando água para aquela população e suprindo suas necessidades.

“Esta nova Estação está pronta para entrar numa fase de pré-operação. Faltam poucos detalhes e equipamentos para que a gente possa entrar nessa fase e em cerca de 15 dias entrar em pleno funcionamento, dando a Assis Brasil uma garantia de segurança hídrica pelas próximas duas década”, conta.

Grande defensora de políticas públicas para o Alto Acre, a deputada estadual Leila Galvão destaca: “Ficamos muito felizes com a presença do governador Tião Viana aqui em Assis Brasil que, mesmo no seu último ano de mandato, continua com fortes compromissos, como levar água tratada a população. Isso é cidadania e dignidade”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter