Governo, TRE e MPAC discutem plano de segurança para as eleições

Governo, TRE e MPAC alinham importância da presença das forças federais, para assegurar eleições municipais pacíficas no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governo, TRE e MPAC alinham importância da presença das forças federais, para assegurar eleições municipais pacíficas no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana, juntamente com as equipes de Segurança do governo, reuniram-se na Casa Civil nesta quinta-feira, 1, com representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) e Ministério Público Estadual (MPAC), para tratar sobre reforços na segurança durante as eleições municipais.

Governo, TRE/AC e MPAC concordam que é importante para as eleições no Acre a presença das forças federais, para assegurar uma eleição pacífica e em defesa do direito livre de votação dos eleitores. A agenda contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), polícias Civil e Militar, Casa Civil e gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo.

A corregedora-geral do MPAC, Katia Rejane Araújo, contou que, de imediato, foi instituído, no âmbito do Ministério Público Estadual, um grupo de apoio às eleições, que mantém um diálogo constante com o TRE, para discutir como se dará o processo eleitoral.

“Na última agenda do grupo, foi deliberada a possibilidade de convocarmos a Força Nacional para também dar apoio principalmente nos municípios onde existem presídios e também nas comarcas onde há fronteiras”, destacou a corregedora.

O presidente do TRE/AC, Roberto Barros, juntamente com a vice-presidente, desembargadora Waldirene Cordeiro, externou, ainda, sua preocupação para que todo e qualquer foco de insurreição tentado por dinheiro do narcotráfico, em razão das áreas fronteiriças, não contamine o processo eleitoral, ou qualquer forma de abuso do poder econômico deve ser exemplarmente combatido no estado.

“É um papel do TRE, mas nós contamos com as forças de segurança do Estado, com o apoio do governo e do Ministério Público, e vamos avançar para garantir o apoio das forças federais em alguns locais, sobretudo onde temos presídios. Já definimos um plano de segurança, e vamos agora executá-lo, para termos toda a segurança possível nas eleições”, afirmou o presidente, garantindo, ainda, a luta contra a corrupção eleitoral e o trabalho forte com os canais de denúncias.

Tião Viana agradeceu a atuação dos órgãos pela vista institucional e sensibilidade com o processo eleitoral, que está sendo conduzido de maneira íntegra pelas instituições.

“Nós acolhemos com muita boa vontade as forças federais, porque queremos uma eleição pacífica. Esse plano vai fortalecer a autoridade do tribunal e do Estado brasileiro no processo eleitoral. Estamos à disposição nessa ação”, garantiu o governador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter