Governo vai alfabetizar sete mil pessoas em Rio Branco pelo programa Quero Ler

Tião Viana esteve na aula inaugural deste ano e informou que serão alfabetizadas cinco mil pessoas na zona urbana e duas mil na zona rural da capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana esteve na aula inaugural deste ano e informou que serão alfabetizadas cinco mil pessoas na zona urbana e duas mil na zona rural da capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com o auditório do Teatro Plácido de Castro lotado na tarde desta segunda-feira, 23, o governador Tião Viana deu início às atividades do programa Quero Ler – Alfa 100 em Rio Branco, que só este ano pretende atender cinco mil pessoas na zona urbana e outras duas mil na zona rural na capital.

O Quero Ler é o programa do governo do Estado, apoiado pelo governo federal, que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no Acre até 2018 em pessoas maiores de 15 anos. Até o início de 2015, 13,5% da população do Estado não sabia ler e escrever.

Diniz falou da importância do programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Diniz falou da importância do programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Segundo o governador, a meta é que em 2016, além das sete mil pessoas na capital, pelo menos mais 17 mil sejam atendidas nos municípios. “Esse não é um programa de vaidade do governo, mas de gerar dignidade. Se ninguém aqui desistir, o Acre vai ser o primeiro estado do Brasil a eliminar o analfabetismo. Façam do ambiente da sala de aula um ambiente feliz, e vamos com esperança e de mãos dadas uns com os outros”, disse Tião Viana.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, esteve presente e afirmou que todos os alunos do programa Quero Ler também terão direito a passagem estudantil no valor de R$ 1. “Somos uma prefeitura que é parceira de ações como essa do governo do Estado. Pais tiveram que abandonar os estudos no passado para criar os filhos, como minha mãe – agora é a vez de vocês. Esse programa é um presente”, disse.

Um novo horizonte

“Eu vou aprender finalmente a ler as coisas que eu tenho vontade e não tive oportunidade”, conta Lindaura de Souza, de 64 anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Eu vou aprender finalmente a ler as coisas que eu tenho vontade e não tive oportunidade”, conta Lindaura de Souza, de 64 anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os alunos matriculados no programa vão estudar nos próximos cinco meses no Alfa 100 e só então passarão a ingressar no Quero Ler – EJA, que é a Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, o programa de alfabetização tem duração de oito meses.

Entre as alunas presentes ao lançamento, estava Lindaura de Souza, 64 anos, com nove filhos e mais de 50 netos, que não escondia a animação de poder completar seus estudos. “Vou aprender finalmente a ler as coisas de que tenho vontade e não tive oportunidade. Eu não tive chance quando morava no seringal, porque não tinha sala de aula nem professor. Agora chegou a oportunidade de eu ir para uma sala aprender”, declarou.

Coordenador do programa Quero Ler no Estado, Moisés Diniz ressalta que 210 alfabetizadores irão atuar na zona urbana e outros 150, no campo, num trabalho capaz de mudar vidas. “Este programa nasceu com o sonho muito forte, para que as pessoas tenham mais força em suas vidas. O Quero Ler é para dizer que todo mundo tem o direito de ler um livro ou escrever uma poesia na vida”, disse.

O que disseram

Nazare_Araujó_secom_acre_VS_23052016 (33)“As coisas estão bastante complicadas no nosso país, mas neste momento estamos aqui levando cidadania a todas essas pessoas que acreditam no Quero Ler. Que as asas que vocês vão ganhar levem vocês a conhecer o mundo inteiro.”

Nazareth Araújo, vice-governadora

Secretário Marco Brandão: Instituições podem ajudar a pensar uma nova base nacional comum. (Foto: Assessoria SEE)

“Este é o pontapé de 2016 para a alfabetização de mais de 60 mil pessoas no Acre, cujo objetivo é levar a autonomia do conhecimento intelectual que só a escrita possibilita.”

Marco Brandão, secretário de Estado de Educação

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Parabenizo aqueles que nessa idade adulta não perderam o sonho de aprender a ler e escrever, algo que aumenta o potencial de cada pessoa.”

Ricardo Carvalho, representante do Ministério Público

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Com muita alegria, a Aleac também dá sua contribuição. Aprovamos a lei geral das Bolsas Educacionais, e por meio dela nossos educadores receberão um valor complementar além da Bolsa Brasil Alfabetizado.”

Daniel Zen, deputado estadual

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

“De tantos investimentos que o governo do Estado tem feito na vida das pessoas, talvez este seja o mais importante para fazer a diferença na vida delas.”

Leila Galvão, deputada estadual

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Não há quem tire o conhecimento após ele ser adquirido. Por isso, além de aprender, compartilhem. Agarrem essa oportunidade.”

Lourival Marques, deputado estadual

(Foto: Sérgio Vale/Secom) “Ações como essa nos dão cada vez mais a certeza de que não podemos perder as esperanças. E aqueles que trabalham de manhã e de tarde, cuidam dos filhos e ainda decidiram que agora vão para uma sala de aula aprender a ler, são verdadeiros heróis.”

Jenilson Leite, deputado estadual

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter