Governo viabiliza UTI aérea para retorno de paciente ao estado

Raí retornou na noite desta quinta-feira, 23, e foi encaminhado para o Unacon (Foto: Cedida)

O Governo do Estado viabilizou nesta quinta-feira, 23, o retorno ao estado do paciente Raí Octaviano Araújo, 23 anos, via Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea. O voo chegou na parte da noite e, logo que desembarcou, o jovem foi encaminhado para o Hospital do Câncer do Acre (Unacon) onde deve continuar o tratamento.

Raí, que estava em tratamento no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro, contra um osteosarcoma (tipo de câncer que atinge os ossos), necessitava do transporte especial em virtude de ter tido uma perna amputada.

Segundo o gerente do Complexo Regulador do Estado, Moisés Viana, a saúde do paciente inspirava cuidados e a necessidade de UTI aérea atrasou o processo de retorno de Raí.

“Como ele foi para o Rio de Janeiro em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), a regulação tentou que o retorno também fosse pela FAB, o que não foi possível, então iniciamos todos os trâmites para conseguir a UTI aérea O governo do Estado não mediu esforços e viabilizou a volta do paciente ao estado para dar continuidade ao tratamento”, explicou Viana.