Grafiteiros lançam guia de artes urbanas em sessão na Câmara dos Vereadores

O movimento aproveitou a oportunidade para agradecer pela visibilidade que estão recebendo por parte dos poderes públicos (Foto: Angela Peres/Secom)

Em alusão ao Dia Internacional do Grafite, comemorado na segunda-feira, 27, os representantes do Coletivo de Artes Urbanas Acreano (Caua) estiveram em sessão solene na Câmara Municipal de Rio Branco na manhã desta terça, 28, para abordar sobre o RB Grafite, que está sendo realizado nesta semana na capital, e lançar o Guia de Artes Urbanas.

O material contém um mapa mostrando as localidades dos grafites de oito artistas – Claudeney Alves, Mardilson Machado, Mahtmá Soares, Ismael Stencil, José Alberto Junior, Clementino Almeida, Jessé Luiz, Marias Souza e Danilo de S’Acre –, além de contar a trajetória e estilo de cada um.

“O guia estará disponível para que o morador local ou turista que venha visitar o estado saiba onde estão nossas artes. Para nós, ter essa visibilidade é muito importante, pois descriminaliza aquela ideia de que o grafite é crime. Nós estamos apenas mostrando nossa arte na rua”, afirma José Junior.

Após a sessão, os grafiteiros realizaram uma intervenção artística em um dos muros da câmara: “O movimento estar sendo recebido pelos vereadores é um ato histórico, algo que nunca foi visto em outro local do Brasil. Em um momento que uma grande capital apaga seus grafites, os poderes públicos acreanos valorizam. A conscientização, o debate, o entendimento nas mais diversas expressões artísticas são um processo longo, uma visão ampliada do que é cultura e sua importância no equilíbrio social e na defesa democrática”, ressalta o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Sérgio de Carvalho.

Um grupo de grafiteiros realizou intervenção artística no muro da Câmara (Foto: Angela Peres/Secom))

Intervenções artísticas

A terceira edição do RB Grafite, evento que reúne grafiteiros locais, nacionais e internacionais, é realizada em Rio Branco desde o último sábado, 25, e se estende até sexta, 31. Em sua programação, há bate-papos, workshops, shows e arte em diversos pontos da cidade.

Além disso, haverá também o desenvolvimento do projeto “Águas Sagradas”, que levará intervenções artísticas para Estações de Tratamento de Água (ETA) de Rio Branco. A iniciativa é do grupo TRZ Crew Gafite e Arte, com apoio do governo do Estado, por meio do gabinete do governador, Fundação Elias Mansour, Assessoria da Juventude e Secretaria de Comunicação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter