Mutirão de graffiti transforma muro da Escola Glória Perez

As novas imagens foram escolhidas pelos artistas e comunidade escolar (Foto: Angela Peres/Secom)

O fim de semana foi de trabalho para os integrantes do Coletivo de Artes Urbanas Acreano (Caua). Grafiteiros de toda a cidade se reuniram para deixar a Escola Glória Perez com outra cara. Os 100 metros do muro da instituição, na Estrada Apolônio Sales, ganharam imagens que representam o Acre e a floresta amazônica.

O Resistência Graffiti foi fruto de uma parceria entre o Caua, governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco. Secretaria de Educação do Acre (SEE) e Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) prestaram todo auxílio aos artistas, inclusive disponibilizando o material utilizado nas pinturas.

“Estamos mostrando que com organização, estamos conseguindo mais respeito do poder público e da sociedade. A obra, apagada acidentalmente desse muro, fez com que todos se mobilizassem para refazê-la, inclusive os estudantes. Aqui foram mais de 200 latas de spray, 4 galões de tinta-base e produtos específicos para grafiti nunca utilizados em Rio Branco”, disse Júnior TRZ, do Coletivo Caua.

As novas imagens foram escolhidas pelos artistas e comunidade escolar. Os integrantes do Caua visitaram a escola e realizaram uma enquete nas redes sociais.

Finalizado o muro da escola Glória Perez, outros espaços serão grafitados. As salas de aula, que na instituição são temáticas, receberão imagens relacionadas às disciplinas lecionadas naquele espaço.

Foram dois dias de trabalho para pintar os 100 metros de muro (Foto: Cedida)

Parcerias

No início de 2017 os grafiteiros da capital realizaram o RB Graffiti, que reuniu os amantes da arte urbana de todo o Acre, além de artistas mundialmente conhecidos. O evento contou com a parceria do Estado e prefeitura de Rio Branco.

“O movimento de graffiti está se organizando e estreitando a relação com o poder público. Isso os deixa mais fortes e apresenta essa arte a um público maior. Esse, por exemplo, vai ser o maior muro com grafiti de Rio Branco. Essa iniciativa é fruto desse reconhecimento”, afirmou Cimar dos Santos, diretor de Arte da Fundação Garibaldi Brasil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter