Grupo peruano visita Rio Branco para conhecer programas na área de segurança

Segurança nas fronteiras e prática da polícia comunitária estão entro os assuntos em pauta

Com o objetivo de estreitar os laços de amizade e de atuar de forma conjunta no combate à criminalidade o comando da Polícia Militar do Acre recebeu uma comitiva peruana. O grupo composto por vereadores e pelo prefeito de Ibéria Gilmer Silva Gibaja está em Rio Branco desde sexta-feira.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Acre, Romário Célio, esta é a segunda vez que representantes dos dois países se encontram para traçar estratégias conjuntas na área de segurança de fronteira. O comandante destaca ainda que o Programa Polícia Comunitária desenvolvido no Estado é uma das práticas que serão repassadas aos peruanos. Durante o encontro da manhã desta segunda-feira, 8, ficou acertado que representantes do Brasil, Peru e Bolívia voltam a se reunir para fortalecer a parceria em busca dos interesses comuns. “Estamos estudando a maneira mais eficaz para combater a delinqüência”, ressaltou o comandante.

Para o prefeito Gilmer Silva Gibaja os encontros proporcionam a troca de experiência entre nacionalidades com algumas demandas semelhantes. “A segurança cidadã cumpre um importante papel. Viemos recorrer à experiência acreana para continuar fortalecendo os laços para lutar contra os crimes”.