HC realiza quatro cirurgias de redução de estômago em um único dia

Valcilene Soares participa do Programa de Obesidade do HC desde 2012 (Foto: Junior Aguiar/Sesacre
Valcilene Soares participa do Programa de Obesidade do HC desde 2012 (Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Após quatro anos, Valcilene Soares, 33 anos, pôde fazer a cirurgia bariátrica, nesta quinta-feira, 26, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. A estudante de odontologia havia desistido do tratamento no Programa de Obesidade do HC, mas retornou no início de 2015, decidida a perder peso.

“De lá para cá, perdi 10 quilos e alcancei o peso ideal para que a cirurgia possa ser realizada. Com a bariátrica, espero perder mais 45 quilos para alcançar meu peso ideal”, disse Valcilene.

Além dela, mais três pacientes do Programa passaram pelo procedimento de redução de estômago nesta quinta-feira. A cirurgia é indicada para pessoas que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares, ou pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40 kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com outros tratamentos.

Cada cirurgia dura em média três horas (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Cada cirurgia dura em média três horas (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

A técnica de enfermagem Núbia Suely Campos, 50 anos, viu os problemas de saúde aumentarem gradativamente ao longo dos últimos seis anos. Ela iniciou no Programa do HC em 2010, mas desistiu, em virtude da distância. Moradora de Boca do Acre (AM), ela relata as dificuldades encontradas para vir ao estado realizar o tratamento.

“São mais de 200 quilômetros de distância, e eu acabei desanimando, mas quando comecei a engordar mais ainda e ficar mais doente, decidi continuar o tratamento de qualquer jeito. Retornei ao programa há 10 meses, perdi 10 quilos e vou fazer a cirurgia para ter minha saúde e qualidade de vida de volta”, comemora Núbia Suely.

Além das cirurgias bariátricas, foram realizados procedimentos de cirurgias geral, cardíaca e ortopédica, totalizando 21 cirurgias.

Programa de Obesidade e Qualidade de Vida

O Programa de Obesidade e Qualidade de Vida do HC de Rio Branco contabiliza cerca de 600 pessoas cadastradas, entre pacientes e familiares, que contam com acompanhamento multiprofissional com nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e médicos cirurgiões, por exemplo.

Existem duas formas de entrada no programa: a demanda livre, pela qual o usuário procura diretamente o setor de obesidade, e a demanda referenciada, quando o interessado é encaminhado pelo médico da unidade básica de saúde (posto de saúde).

As reuniões são realizadas às quartas-feiras, às 9 e às 19 horas. A reunião para os familiares é às quintas-feiras, às 19 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter