Doe sangue e salve vidas

Hemoacre realiza ação com atletas do taekwondo no próximo sábado

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em parceria com atletas do Taekwondo realizam no próximo sábado,19, uma grande mobilização com o objetivo de aumentar o número de doadores e o estoque do centro.

A ação terá início às 7 horas e termina às 18h,com estimativa de 120 pessoas na doação. Além da doação de sangue, os interessados também podem se cadastrar como doadores de medula óssea.A campanha será no Hemoacre,  localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, em Rio Branco.

“Essa parceria é muito importante, é a primeira desse ano e irá aumentar o estoque de sangue para o atendimento hospitalar durante o final de semana, além de promover a cidadania e estimular os praticantes de outras modalidades esportivas a também se mobilizarem. Os atletas são doadores em potencial por serem adeptos de um estilo de vida saudável”, destaca, Marlice Aqu

Captação de bolsas é muito importante para o estoque do hemocentro (Foto: Junior Aguiar/Asscom Sesacre)

ino, biomédica que atua na equipe de captação do Hemoacre.

Os requisitos básicos para realizar a doação são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Para realizar a doação é necessário apresentar documento oficial com foto(menores de idade precisam está com responsável).

Vale lembrar que uma única bolsa de sangue ajuda a salvar até 4 vidas. O procedimento para se um doador é simples e rápido, durando cerca de 30 minutos. Homens podem realizar até 4 doações por ano, já as mulheres podem realizar até 3 doações.

Quem pretende doar, não deve estar em jejum, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede à doação, estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos).

Pessoas que não podem doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; Mulheres grávidas ou que estejam amamentando; Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.