Coração saudável

Hemocardio celebra seis mil atendimentos em alta complexidade

Mais de 6 mil atendimentos cardíacos realizados por meio da parceria entre governo e Hemocardio (foto cedida)

Inaugurado em 2011, o Centro Hemodinâmico e Cardiológico de Rio Branco (Hemocardio) atingiu nesta semana a marca de seis mil procedimentos realizados. A unidade é a única do Acre que realiza procedimentos de alta complexidade cardíaca.

Antes da implantação da clínica, pacientes que precisavam passar pelos exames, tinham de esperar pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Com a parceria entre o Hemocardio e governo do Estado, que custeia os procedimentos aos pacientes da rede pública de saúde, a fila de espera para exames e procedimentos como cateterismo, angioplastia, implante de stent, ponte de safena e diagnósticos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo foi zerada.

Para o aposentado Jorge Alencar Fadul, 64 anos, a implantação do serviço no estado foi providencial. “Já havia me submetido a duas angioplastias em outro estado. Foi a melhor coisa pra mim quando abriram o Hemocardio. Em 2014 passei por um cateterismo e em 2015 por uma angioplastia lá e foi um sucesso. Isso, sem gastar nenhum centavo”, comemora.

Jorge Fadúl afirma que antes do Hemocardio precisou fazer duas angioplastias fora do Acre (Foto: cedida)

A equipe, composta por quatro cardiologistas, seis hemodinamiscistas (especialistas em cateterismo) e quatro cirurgiões, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem, realiza uma média mensal de 120 exames, além do atendimento ambulatorial.

“O Hemocardio é completo e preparado, com equipe médica capacitada e centro médico equipado para atender a demanda em cardiologia no estado. Nossos pacientes recebem todo o acompanhamento necessário e o que é melhor, podem fazer o tratamento aqui, sem necessidade de ir a outros estados”, disse a cardiologista responsável pelo Centro, Rejane Holanda.