Homem de 131 anos é localizado em Sena Madureira

jose sena
José poderá ser considerado o homem mais velho do mundo (Foto: Cedida)

A 30 minutos de barco, saindo de Sena Madureira, no Acre, mora o ex-seringueiro José Coelho de Souza. O aposentado, que vive na comunidade Estirão do Alcântara com a família, seria apenas mais um idoso se não fosse por um detalhe peculiar: seus documentos indicam que ele tem 131 anos.

Nascido em Meruoca, no Ceará, sua certidão de nascimento e a carteira de trabalho apresentam os registros em 10 de março de 1884. A história repercutiu na mídia nacional e internacional, já que o homem mais velho do mundo até o momento, reconhecido pelo Guinness World Records, é o japonês de 112 anos, Yasutaro Koide. Caso seja comprovado, José poderá levar o título.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que identificou o ancião em 2011, todos os documentos foram verificados e aparentemente não há nenhuma falsificação ou rasura.

“Quando fomos fazer a comprovação de vida dele, procedimento que faz parte do nosso controle para que pessoas com mais de 90 anos permaneçam seguradas, identificamos a idade avançada e fomos verificar. O Poder Judiciário nos acompanhou e comprovou que os documentos são verdadeiros e não há nada de errado”, diz o gerente da agência central do INSS de Rio Branco, Kennedy Afonso.

A vida de José

carteira jose
A certidão de nascimento e carteira de trabalho informam que José nasceu em 1884 (Foto: Cedida)

José mora na comunidade com a esposa, com quem vive há mais de 40 anos, e a neta de 16 anos. Tem três filhos, sendo que o mais velho tem 40 anos e a mais nova, 30.

A caçula, Cirlene Souza, diz que muitas pessoas questionam a informação com desconfiança, pois quando ela nasceu, José tinha 101 anos. “É chato recebermos pessoas que desconfiam disso. Mas ele é nosso pai, ele nos concebeu, e não nos importamos com o que falam”, diz.

Sobre a saúde, ela conta que o pai teve um acidente vascular cerebral (AVC) e isso fez com que não pudesse se locomover sozinho. Ela também diz que às vezes ele não consegue lembrar das pessoas e que a audição não funciona mais.

Apesar disso, ela ressalta que o ex-seringueiro come muito bem e não faz nenhuma dieta especial. Perguntada sobre o que acha de o pai ser possivelmente considerado o homem mais velho do mundo, Cirlene destaca: “Não nos importamos com títulos. Ele poderia ter 5, 10 ou 40 anos, nós o amaríamos da mesma forma. A nossa felicidade é ele estar presente com gente por todo esse tempo, firme e forte, sendo um bom pai”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter