Homicídios reduzem em 43% durante fevereiro no Acre

O índice de homicídios no Acre caiu em 43% nos primeiros meses deste ano se comparado ao mesmo período de 2017. Enquanto em fevereiro do ano passado foram registradas 49 mortes, em fevereiro deste ano foram 28. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) nesta quinta feira, 1.

Polícias Civil e Militar já prenderam mais de 150 pessoas durante as operações realizadas até o momento (Foto: Secom)

Somente em oito operações realizadas durante o mês de fevereiro, as Polícias Civil e Militar já prenderam mais de 150 pessoas e tiraram de circulação ativos criminais como drogas, dinheiro ilícito, armas, além de recuperar veículos e motocicletas. O trabalho de inteligência tem tido papel fundamental para que crimes contra a vida tenham reduzido.

Para o secretário de Segurança, Emylson Farias, a redução ocorre devido ao trabalho incansável das forças de segurança no combate firme à criminalidade. “Mesmo sem o aporte financeiro da União para enfrentar a criminalidade, o governo do Estado vem fazendo sua parte, realizando operações de cumprimento de mandados e saturação em ambientes com incidências de crimes”, disse o gestor.

No âmbito nacional

Enquanto as forças de Segurança Pública do Acre seguem no combate à criminalidade, o governador Tião Viana esteve hoje em Brasília, com outros 26 governadores para dialogar sobre as ações emergenciais necessárias no país. Viana lembrou que esse é um passo que foi iniciado no Encontro de Governadores pela Segurança Pública: Narcotráfico, uma emergência nacional, realizado ano passado em Rio Branco, oportunidade em que foi assinada a Carta do Acre.

“Nós aumentamos nosso policiamento em mais de 30%, aumentamos também em 150% os gastos com segurança, e isso ainda é pouco, porque é um fenômeno nacional”, destacou Tião Viana, ao mostrar o trabalho que o governo do Estado está realizando.

Um dos principais pontos acordados na Carta do Acre, que é a criação de um Sistema Único de Segurança Pública, deverá ser votado em regime de urgência no Senado e na Câmara Federal, conforme anunciado pelos presidentes das duas casas na quarta-feira, 28.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter