Hospital das Clínicas avança na realização de cirurgias bariátricas

Inácio falou da nova fase de vida, após a realização da cirurgia bariátrica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Inácio falou da nova fase de vida, após a realização da cirurgia bariátrica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Fiz a cirurgia há seis meses. E o que posso dizer é que a gente fica muito contente e realizado. A autoestima melhora. Como policial militar, pude melhorar muito na questão do desempenho para o policiamento. Agora posso fazer qualquer tipo de atividade física. Só tenho a agradecer ao governo, por possibilitar uma vida nova às pessoas prejudicadas pela obesidade.”

O depoimento é do major Flávio Inácio, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre (PMAC). Em agenda com o governador Tião Viana, na Casa Civil, na última segunda-feira, 2, ele fez um agradecimento especial ao governo, e disse o quanto tem se surpreendido com a eliminação célere de peso após a realização da cirurgia bariátrica.

O procedimento foi realizado via Sistema Único de Saúde (SUS), pela equipe médica do Hospital das Clínicas (HC).  “Pesava 180 quilos quando fiz a cirurgia, em 27 de outubro de 2015. Hoje estou com 121 quilos. Em seis meses consegui eliminar quase 50 quilos, e o objetivo é chegar a 100”, contou Inácio, entusiasmado.

O médico cirurgião Thiago Batista foi quem realizou o procedimento cirúrgico em Flávio Inácio. Ele conta que atualmente o HC realiza uma média de cinco cirurgias por mês, e há um grupo de 900 pacientes cadastrados. Desse total, 232 estão no preparo para serem operados.

“Temos um grupo na Fundação que envolve uma equipe de multiprofissionais para dar todo esse suporte aos pacientes que têm obesidade. Então, trabalhamos desde a parte psicológica, nutricional, endocrinológica e psiquiátrica. E oferecemos todo o suporte que antecede o procedimento cirúrgico”, contou o médico.

Programa de Obesidade do HC

Junto ao auditório do Hospital das Clínicas, fica a pequena sala da coordenação do Programa de Obesidade do HC. As dimensões do espaço físico não retratam as proporções dos resultados obtidos.

Atualmente, quase mil pessoas fazem parte das ações para perda de peso. E, embora grande parte desse público seja encaminhada pelas unidades básicas de saúde, o programa é aberto.

Qualquer cidadão pode ir ao local e pedir para se integrar aos encontros realizados duas vezes por semana, que incluem desde atividades físicas a palestras motivacionais e informativas sobre nutrição.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter