Avanços

Hospital das Clínicas zera fila de teste ergométrico

Teste ergométrico é importante para detectar riscos de infarto (Foto: Leônidas Badaró)

Os usuários do Hospital das Clínicas (HC) que são encaminhados por médicos cardiologistas para a realização de teste ergométrico estão convivendo com uma nova e agradável realidade. É que a direção da unidade de saúde conseguiu zerar a fila para esse tipo de exame. Quem necessita do procedimento tem conseguido realizar o exame em até 48 horas após o pedido do médico.

É o caso, por exemplo, de Enock Ribeiro, que esteve na manhã desta quinta-feira, 30, no HC e fez o teste ergométrico. “Estou muito satisfeito com o serviço oferecido aqui no hospital. Desde que o médico me consultou e pediu o teste foi tudo muito rápido. Fiquei ainda mais feliz porque não senti nenhum desconforto, apenas cansei um pouquinho”, afirma o paciente, entre sorrisos.

O teste ergométrico é extremamente importante para identificar possíveis risco de infarto, como explica o cardiologista, Erisson da Fonseca Farhat. “Importante para identificar os riscos de uma doença coronariana e avaliar se o paciente não consegue chegar numa frequência cardíaca ideal. O teste também é muito importante para demonstrar a condição física da pessoa. Inclusive, é importante que cada um que pretende realizar exercícios físicos faça um teste ergométrico”.

A fila de espera para esse tipo de teste existia desde que o serviço foi implantado há mais de cinco anos.

Daniella Barcelos, coordenadora do ambulatório do HC, explica como o hospital conseguiu zerar a fila. “Isso é resultado de um trabalho de remanejamento da carga horária dos médicos e da estabilização das máquinas que fazem os testes”.

Daniella Barcelos (esquerda) explica que remanejamento da carga horária médica e manutenção das máquinas foram determinantes para zerar fila (Foto: Leônidas Badaró)