Hospital de Câncer de Barretos inicia atividades no Acre ainda este ano

Henrique disse que a obra deve ser concluída em setembro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em reunião com o governador Tião Viana nesta quinta-feira, 5, o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, apresentou o cronograma atual das obras e implementação do projeto de sua filial em Rio Branco. Em breve, duas carretas do Hospital irão percorrer o estado e a unidade deve ser finalizada até o fim deste ano.

“Devemos por em funcionamento, em breve, as duas carretas que irão rastrear quase o estado inteiro para prevenção de câncer de colo de útero e de mama. Depois iremos ter para câncer de pele”, disse, explicando que as carretas ficarão em um local ainda a ser decidido enquanto o centro de diagnóstico não é concluído.

O governo do Estado foi o responsável pela doação do terreno, avaliado em R$ 10 milhões, onde está sendo construído o hospital. Fruto de um acordo firmado entre o governo do Estado, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a direção do Hospital do Câncer de Barretos, a implantação da unidade de prevenção em Rio Branco teve início em julho do ano passado, com a terraplanagem do terreno, também feita pelo Estado.

“O centro de diagnóstico deve ficar pronto em setembro, então poderemos botar para funcionar a todo o vapor o projeto que foi desenhado para o Acre, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e governo do Estado”, afirmou Henrique.

Na unidade será oferecido à população um programa de prevenção ao câncer e exames diagnósticos de mamografia, ultrassonografia, agulhamento, biópsia, preventivo do câncer do colo do útero e colposcopia, além de procedimentos como cauterização de parede vaginal, curetagem e consultas ginecológicas.

Henrique fala do entusiasmo de sua instituição: “Estamos muito felizes, porque é um projeto que vai ajudar a diminuir muito a incidência avançada do câncer de mama e de colo de útero. Nós vamos mudar essa história de se tratar só câncer avançado. No futuro, o câncer será tratado somente no ambulatório, fazendo com que as pessoas não precisem mais se encaminhar para o hospital, pelo menos nessas especialidades”.

O Hospital de Barretos possui oito filiais em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Bahia e Sergipe. Todo este complexo é responsável por 830 000 atendimentos por ano. O empreendimento é reconhecido fora do Brasil, com parceiros como o MD Anderson Cancer Center e o St. Jude Children’s Research Hospital, nos Estados Unidos, considerados os maiores centros oncológicos do mundo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter