mudar para melhorar

Huerb altera fluxo de atendimento para melhor assistência em urgência e emergência

Para melhorar a qualidade da assistência prestada aos que necessitam de atendimento no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), o acolhimento dos pacientes passou a ser realizado pela porta de entrada de urgência e emergência da unidade.

Com a nova medida, todos que chegarem ao hospital serão regulados pela mesma entrada, e para que isso se torne possível, a gestão do Huerb realizou um remanejamento dos profissionais para essa entrada, local em que o cidadão será avaliado e, de acordo com o resultado dessa classificação, pode receber o atendimento ou encaminhamento a outras unidades de saúde.

“Vale ressaltar que o hospital continuará atendendo demanda espontânea, só que agora as pessoas que realmente precisam de urgência e emergência irão às salas de avaliação e serão encaminhados conforme sua necessidade”, explica a diretora do Huerb, Michelle Melo, para quem não há dúvida de que a mudança vai trazer resultados satisfatórios e ajudar a salvar vidas.

“Com a alteração no fluxo, a assistência aos pacientes de urgência e emergência será ainda mais efetiva, pois os profissionais poderão dar uma atenção maior a esses pacientes e os profissionais também atuarão com menos exaustão e sobrecarga de trabalho, já que a atenção será ainda mais focada na rede de urgência e emergência”, explica a diretora.

Foi constatado que mais de 70% da população atendida no Huerb não são casos de urgência e emergência, e sim ambulatorial, serviço que está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), URAPs e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Mesmo com a alteração, será mantido o mesmo quantitativo de profissionais. E ao contrário de alguns boatos, não há redução no quadro de profissionais lotados no hospital.

“Não houve nenhum corte de servidor. Estamos com a mesma quantidade de profissionais, tanto na área técnica, como nas áreas de enfermagem e de médicos. O que fizemos foi remanejar alguns profissionais por conta do novo fluxo”, afirma Michelle.