Huerb é selecionado para implantação de projeto do Ministério da Saúde

O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), foi escolhido como a primeira unidade de saúde do Acre para a implantação do “Projeto de Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS”, com base na Política Nacional de Humanização, que propõe a implantação/implementação da diretriz acolhimento.

A ação foi pactuada com assinatura do termo de cooperação entre o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), visando fortalecer e dinamizar os serviços, além da garantia Do acesso ao usuário do SUS com qualidade e resolutividade, em uma lógica de acolhimento em Rede de Atenção à Saúde (RAS).

A gerente da Divisão de Humanização da Sesacre, Antônia Gadelha, conta que o estado já tinha um projeto semelhante, que inclusive foi elogiado pelo MS. Para ela, a iniciativa vem integrar gestor, servidor e usuário, como forma de promover atenção, afeto e carinho, proporcionando condições de desenvolvimento pessoal e motivação ao colaborador, tornando o atendimento em saúde mais resolutivo e receptivo ao paciente.

Projeto piloto no Acre será implantando no atendimento do Huerb (foto: Júnior Aguiar)

“A humanização tem que fluir de dentro para fora. Ela é a essência do SUS, sendo a parte mais importante da saúde. Nesse contexto, temos um governo que sempre deu atenção a humanização. Então, esse projeto vem fazer a junção do gestor, trabalhador e servidores em saúde. Isso quer dizer que precisamos estar mais unidos para promover humanização”, destaca Antônia.

O monitoramento da execução do Plano de Trabalho será realizado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral da Política Nacional de Humanização, e pela Sesacre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter