Formação profissional

I Mostra de Gastronomia e Turismo é realizada em Rio Branco

No Acre, os eixos da gastronomia, turismo e cultura têm despertado jovens para o mercado profissional no setor. Nesta quarta-feira, 31, concludentes do curso Técnico em Evento realizaram a primeira Mostra de Turismo e gastronomia como trabalho de conclusão da formação. O evento foi realizado na Usina de Arte João Donato e contou com um público expressivo.

Com a proposta de preparar jovens para o futuro profissional promissor, o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), oferece capacitação técnica a alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Com isso, o estado forma as duas primeiras turmas do curso realizado em Rio Branco.

Durante a programação foram realizadas roda de conversa, palestras, oficinas, música, premiações, artesanato e apresentações culinárias dos cursos em tecnologia em cozinha.

“Me sinto uma pré-profissional realizada. Tudo o que pude acompanhar durante o curso foi muito proveitoso e com certeza será muito útil para minha vida e carreira profissional. Adquiri uma visão técnica a respeito de evento e por isso, não consigo ter a mesma visão de antes com relação ao que está por traz de toda a organização, já visualizo com um olhar mais técnico, em minha atividades consigo trabalhar uma logística e obter um melhor resultado”, destacou Yana Vitória, uma das concludentes do curso.

De acordo com a coordenadora do IDM, Érica Mendonça, a proposta da mostra é apresentar os desafios a serem enfrentados profissionalmente e da concorrência para se manter no mercado.

“Durante o processo formativo os alunos realizaram diversos eventos de pequeno porte e assumiram o grande desafio de fazer algo mais amplo, o resultado deu certo, eles conseguiram mostrar suas habilidades e provar que realmente saem preparados para galgar no mundo profissional”, disse Érica.

A roda de conversa foi um dos momentos mais aguardados pelos participantes do evento. Uma oportunidade de poder acompanhar um pouco da experiência de renomados profissionais ligados ao setor do turismo, gastronomia e turismo.

Gastronomia e turismo são temas da 1ª Mostra do IDM (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O chef Deocleciano Brito afirma se sentir honrado com o desempenho desses jovens e considera ser esta uma nova geração de grandes profissionais do estado.

“A capacitação, junto à criatividade, faz a diferença na vida de qualquer pessoa, e eu observo que cada vez mais o setor de turismo e a gastronomia caminham na mesma direção. Na preparação de cardápios especiais, leva-se em consideração as especificidades de cada região e ganham espaço todos os que conseguem usar esse tempero. Aqui são jovens que se identificaram com esse setor e sem dúvida vão conquistar grandes horizontes com a gastronomia acreana”, destacou o chefe.

Rachel Moreira, gestora da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), considera que o setor do turismo teve um crescimento significativo nos últimos anos.

“Nem sempre a economia do turismo nos estados amazônicos têm visibilidade porque acontecem dentro das nossas florestas, no entanto, o crescimento do setor nos últimos anos têm movimentado a economia e impactado no desenvolvimento do Acre”, disse.

Ainda este ano será inaugurado o Centro de Gastronomia e Hospitalidade, situado na Cidade do Povo. O projeto da escola é fruto de uma ação conjunta do IDM, Setul, do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida e assessoria técnica da empresa paulista Margot Botti Gastronomia e Cultura.

Marlúcia Cândida aproveitou para enfatizar sobre o impacto positivo que a escola trará aos acreanos.

“O centro figurará como um movimento que o governo está criando no estado para geração de emprego e renda e valorização da matéria-prima que vem da floresta e do setor produtivo. O impacto será grande para toda a população, setor produtivo e florestal. Será um centro de pesquisa da nossa matéria-prima e divulgará o estado por meio da gastronomia, além de preparar melhor o turismo, gerando oportunidades para que as pessoas tenham o seu próprio negócio. Estamos muito felizes com essa etapa conclusiva”, disse.