Iapen divulga resultados das revistas nas unidades penitenciárias

Iapen divulga resultados das revistas nas unidades penitenciárias (Foto: Assessoria Pmac)
Materiais apreendidos foram encaminhados à Polícia Civil, para procedimentos de perícia (Foto: Assessoria Pmac)

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) realizou durante a terça, quinta e sexta-feira revistas minuciosas nas celas das penitenciárias da capital e do interior do Acre.

Os resultados foram divulgados pela instituição na tarde desta sexta, 9. Todas as unidades foram vistoriadas pelos agentes e policiais. Ao todo, foram apreendidos 134 celulares, diversas armas artesanais e pequenas quantidades de entorpecentes.

“As equipes do Iapen contaram com o apoio das polícias Militar, Civil e Federal nas revistas realizadas na capital, auxiliando tanto com equipamentos eletromagnéticos quanto com pessoal.

Simultaneamente, no interior, também ocorreram revistas, com resultados eficazes. A partir do momento que foi proibida a revista íntima, passamos a utilizar como procedimento de segurança as revistas semanais e, quinzenalmente, revistas maiores, como essa”, destacou o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel.

Hessel garantiu que até o fim do ano o Iapen vai adquirir os equipamentos necessários para garantir maior efetividade nos procedimentos de revistas de quem entra nas unidades. Um raio-x, doze pórticos detectores de metais [iguais ao de aeroporto], 34 banquetas e 69 raquetes.

Segundo ele, este mês dois agentes penitenciários viajam até Brasília para receber a capacitação sobre manuseio desses equipamentos. Ao chegar, eles vão replicar os conhecimentos com os demais profissionais.

Além disso, a corregedoria da instituição foi reestruturada e hoje conta com duas comissões permanentes de processos administrativos e disciplinares. Tudo para fortalecer as ações de fiscalização do Iapen.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter