http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2014/05/ise2.jpg
Segurança

Iapen entrega certificado de eletricista para reeducandos

Da Redação
28.01.2019 16:45
Atualizado 29.01.2019 às 18:06

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realizou nesta segunda-feira, 28, a certificação profissional de 14 reeducandos do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Os cursistas concluíram o curso de eletricista predial de baixa tensão.

Com duração de 160 horas, o curso do Pronatec Prisional teve como objetivo a qualificação profissional dos apenados, garantido a possibilidade de reinserção social por meio do trabalho. A capacitação contou com a parceria do Instituto de Assistência e Inclusão Social e a Secretaria de Educação,Cultura e Esporte (SEE).

O professor do curso, Ítalo Frank dos Santos disse que a capacitação é importante para o processo de ressocialização e que continuam em andamento os cursos de pedreiro, salgadeiro e cabeleireiro em unidades da capital e do interior.

O curso busca qualificar e garantir a possibilidade de reinserção social  (Foto: Cedidas)

Wenderson Rodrigues de Souza, 25 anos, preso há 3 anos e 5 meses, ressaltou o ganho de aprendizagem e a possibilidade de ampliação do conhecimento. Ele destacou também a perspectiva de futuro fora dos muros do presídio.

“Foi uma porta que se abriu. Além disso, eu também vejo como uma saída do mundo do crime e reinserção na sociedade”, afirmou.

De acordo com a gerente de Educação, Trabalho e Negócios, Dalvani Azevedo, o intuito da instituição é proporcionar a qualificação profissional, ainda dentro do Sistema Prisional.

“Essa é uma possibilidade do preso ter uma profissão. Assim, quando ele retornar para o convívio social, poderá desenvolver uma atividade laboral digna e prestar seus serviços à sociedade”, destacou.

Mais notícias