Iapen finaliza formação profissional em Tarauacá

Atividade envolveu profissionais do Iapen e de outras quatro forças de segurança (Foto: Cedida)
Atividade envolveu profissionais do Iapen e de outras quatro forças de segurança (Foto: Cedida)

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) finalizou na sexta-feira, 20, o curso básico de intervenção prisional. Dos mais de 30 alunos da instrução, 16 desistiram ao longo dos 11 dias de treinamento. Os demais receberam a certificação das mãos do diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel.

Participaram da qualificação agentes das unidades do Iapen em Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul, agentes do Instituto Socioeducativo  (ISE), policiais civis, bombeiros e policiais militares.

Os profissionais receberam noções sobre manuseio de explosivos e técnicas antibombas, procedimentos de segurança penitenciária e técnicas de imobilização, além de instruções de armamento e tiro defensivo em ambiente carcerário, atividade física operacional, escolta armada, gerenciamento de crises e ações de inteligência penitenciária.

“Isso mostra a valorização profissional e a integração com as demais instituições do sistema. Nosso próximo passo é oferecer novamente esse curso básico em Rio Branco e, a partir disso, iniciarmos o curso avançado para quem já fez esse primeiro”, afirmou o diretor-presidente do Iapen.

O curso foi coordenado pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) do Iapen e contou com dois instrutores especializados em intervenções em ambiente carcerário, sendo um do Rio de Janeiro e outro do Piauí.