Iapen forma segunda turma de curso de escolta especial

Mais um passo foi dado pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) rumo à criação do Grupo de Escolta Especial Penitenciária, com a formatura da segunda turma de agentes que participaram da especialização. A solenidade foi realizada no último domingo, 22, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).

No segundo semestre deste ano, mais duas turmas devem ser abertas para habilitar os profissionais. A especialização é dividida entre aulas teóricas e práticas que devem subsidiar a criação da nova doutrina de escolta a ser adotada pelos agentes. Todos os que participaram foram previamente selecionados por meio de Treinamento de Aptidão Física (TAF).

Formatura foi realizada no Cieps (Foto: Cedida)

Somente ao término das formações uma nova seleção será realizada para identificar aqueles que estão aptos à composição da equipe, segundo explica o agente penitenciário e coordenador do curso, José de Jesus Viana: “Investir nessa qualificação é a garantia de um padrão de segurança tanto para o agente quanto para o reeducando, com um grupo que vai agir de forma mais enérgica e efetiva, como requer a necessidade do sistema”.

O curso conta com a parceria do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), além do Grupo Penitenciário de Operações Especiais do Iapen (GPOE). Também houve nas duas primeiras edições a participação de instrutores de estados referenciados na doutrina de escolta, a exemplo de Goiás e do Piauí.

A medida é fruto do trabalho e investimento em qualificação profissional que a Escola de Administração Penitenciária do Iapen vem desenvolvendo. O diretor-presidente do Iapen. Aberson Carvalho. reforça a importância da especialização, que deve marcar o início de um novo momento para o sistema penitenciário.

“Optamos por incluir o treinamento no calendário de cursos durante o ano inteiro, porque sabemos da necessidade de qualificar cada vez mais os profissionais, principalmente, no que diz respeito a essa doutrina, que deve levar o Acre a ter um dos melhores resultados do sistema penitenciário no Brasil”, enfatiza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter