Saúde do servidor

Iapen promove ação de saúde para servidores do presídio de Sena Madureira

Dando continuidade às ações de atenção à qualidade de vida dos servidores, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou na manhã desta quarta-feira, 24, uma ação de combate e controle da tuberculose e outras doenças na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira. Na oportunidade foram realizados testes rápidos de tuberculose, hepatites, sífilis e HIV.

De acordo com Belkis Hernándes, médica apoiadora do projeto Prisões Livres da Tuberculose, essa é uma ação que integra todo um cronograma de atendimento e acompanhamento tanto dos servidores, quanto dos reeducandos. Outras atividades de saúde estão sendo realizadas nos demais presídios do estado.

“Nossa intenção é cuidar da saúde do trabalhador. Desde o último dia 17, nós começamos um trabalho voltado para a prevenção e orientação dos servidores do presídio de Sena Madureira. As ações envolvem palestras e realização de exames com o intuito de prevenir e diagnosticar possíveis doenças”, disse a apoiadora.

O atendimento foi destinado a todos os servidores da unidade (Foto: Elenilson Oliveira)

Para o agente penitenciário Josué Santiago, as palestras e o acompanhamento, demonstram o olhar do sistema penitenciário voltado aos seus colaboradores. “Enquanto servidor, eu me sinto valorizado, pois a saúde é fundamental para o nosso trabalho dentro do sistema prisional, tanto no quadro físico quanto psicológico. Na nossa rotina, tentamos sempre preservar a integridade e a saúde dos reeducandos, mas é importante parar um pouco e pensar na nossa própria saúde”, ressaltou.

O diretor da unidade, Valquer Oliveira, afirmou que o momento contribui com a segurança e o bem estar do servidor. “O ambiente de uma unidade penitenciária é extremamente desgastante e por se tratar de um lugar fechado, há essa necessidade de desenvolver ações preventivas de saúde com o intuito de evitar a proliferação de doenças, oferecendo maiores condições para o trabalho dos nossos colaboradores”, disse.