Iapen realiza rondas em presídio com uso de cães farejadores

Visando fortalecer a segurança pública também nas unidades penitenciárias com ações preventivas, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) implantou um sistema de rondas em unidades prisionais com uso de cães farejadores.

A primeira ação dessa natureza ocorreu na Unidade Prisional Francisco de Oliveira Conde e foi efetuada por agentes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) com apoio do Canil da Policia Militar. O objetivo é coibir ações delituosas e fortalecer as ações de combate ao tráfico de drogas de forma preventiva.

Cerca de 25 agentes do grupo de intervenção com uso de quatro cães farejadores são empregados durante a ação e coordenados pelo setor de inteligência do Iapen.

“Estamos trabalhando de forma preventiva e isso nos dá um melhor planejamento das nossas ações que seguem diretrizes da Sesp. O trabalho é intenso durante os fins de semana com as rondas e emprego dos cães farejadores treinados para defesa pessoal e farejo de drogas”, observou Aberson Carvalho, diretor-presidente do Iapen.

Durante os fins de semana ocorrem as visitas de parentes e familiares e a segurança é redobrada nas unidades prisionais. As ações preventivas são realizadas regularmente nas unidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter