IBGE divulga resultados parciais do Censo 2010, no Vale do Juruá

Região tem 129.170 habitantes. Cruzeiro do Sul é a segunda maior cidade do Estado com 77.250 habitantes

cruzeirodosul_fotos_do_acre_452_secom.jpg

Cruzeiro do Sul continua sendo a segunda maior cidade do Estado, aponta IBGE (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Censo 2010 do IBGE está chegando ao fim. Na região do Juruá, a coleta de dados pelos recenseadores está em fase de conclusão, devendo em seguida entrar em ação os supervisores que inclusive poderão voltar a domicílios já recenseados para confirmação de dados. Segundo o coordenador do Censo para a região do Juruá, Eleutério Batalha, o prazo estipulado para o fim da coleta em todo o Brasil é 31 de outubro, mas a divulgação do resultado final só acontecerá no final de novembro.

Eleutério conta que foram encontrados domicílios em diversas situações, inclusive totalmente desocupados, por isso a diferença entre os domicílios estimados e os efetivamente recenseados. Ele garante que o IBGE conseguiu chegar a praticamente todas as casas situadas no interior da floresta, ou ribeirinhas ou mesmo em ramais isolados. Em algumas casas os recenseadores tiveram problemas, pois os moradores reagiram com desconfiança. No entanto, os recenseadores estavam preparados para explicar a importância do censo para o Brasil e conseguiram, afinal, fazer o seu trabalho. 

Os dados ainda serão atualizados, mas o material colhido até o momento já dá para ter uma ideia sobre a região do Juruá. Cruzeiro do Sul é a maior cidade da região, a segunda maior do Estado com população de 77.250 habitantes. Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves têm população praticamente igual, ambas ultrapassando por pouco a marca dos 14 mil habitantes. Porto Walter é o menos populoso dos municípios da região com 8.984 habitantes. No total o Vale do Juruá somou 129.170 habitantes.

Os dados preliminares apontam até agora uma população de 697.349 habitantes no Acre. A capital, Rio Branco, é o município mais populoso com 312.919 habitantes. Tarauacá desbancou Sena Madureira e se tornou o terceiro município em população, Sena Madureira é o quarto e Feijó o quinto município mais populoso. O acompanhamento do Censo pode ser feito no site do IBGE. Quem não foi recenseado pode solicitar sua inclusão através do mesmo site: www.ibge.gov.br/

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter