Idaf conscientiza alunos, produtores e comerciantes sobre uso de agrotóxico

Equipe fiscalizou automóveis e orientou produtores (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Se forem utilizados de maneira indevida, os agrotóxicos podem causar sérios prejuízos à saúde da população. Com o intuito de prevenir, informar e fiscalizar, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) promoveu na quarta-feira, 16, uma série de atividades de sanidade vegetal.

Logo pela manhã, a equipe em campo realizou uma barreira móvel no Centro de Tarauacá, em parceria com a Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), com o intuito de informar motoristas e pedestres sobre o uso correto de produtos fitossanitários.

O recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos foi promovido durante todo o dia de ontem, 16, na Associação de Criadores Municipal. Em Tarauacá, alguns recipientes foram apreendidos, por estarem sendo comercializados ilegalmente.

“Este trabalho tem sido intensificado em todo o estado. Nosso objetivo, ao realizar as campanhas de coletas, é divulgar a legislação estadual e promover uma mudança de comportamento do agricultor, incentivando a devolução das embalagens vazias, para que desse modo se evitem danos ao meio ambiente e à saúde humana”, explicou Ligiane Amorim, coordenadora de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal das regionais Tarauacá/Envira e Juruá.

De acordo com a legislação, ao esvaziar os recipientes, os produtores rurais devem realizar imediatamente a tríplice lavagem da embalagem, providenciando sua devolução nas unidades de recolhimento indicadas pelo revendedor na nota fiscal. A revenda dessas embalagens é proibida. O descumprimento da lei acarreta punições severas.

A campanha de recolhimento dos vasilhames conta com apoio e parceria da Associação das Revendas Agrícolas do Acre (Araac), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Superintendência Federal de Agricultura do Acre.

Alunos receberam informações sobre o uso correto de agrotóxicos (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Multiplicadores de informação

Compreendendo a importância de sensibilizar os jovens e torná-los multiplicadores de informação, o Idaf promoveu, paralelamente às demais atividades, uma palestra sobre o uso correto dos produtos fitossanitários para estudantes dos cursos de Agricultura e Floresta do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Edivânia Santana, professora do Ifac, agradeceu pela parceria. “Ontem mesmo, durante a aula, a questão do uso de agrotóxicos foi levantada. Muito bom poder contar com esta palestra para os nossos alunos, que serão os futuros técnicos agrícolas e florestais, responsáveis por disseminar informação e conhecimento”, observou a docente.

Prevenção e combate

Ribeirinhos também receberam informações sobre cuidados e prevenção de pragas (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Os ribeirinhos, aportados na margem do Rio Tarauacá, também receberam orientações sobre as maneiras de prevenir e combater pragas agrícolas, como a sigatoka-negra, o moco da bananeira, o mandarová da mandioca, além da monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro.

“O moco da bananeira e a monilíase são pragas ausentes no Acre, mas o Idaf faz um trabalho de prevenção e cuidado para que elas não venha a afetar nossa produção”, observa a gerente do Departamento de Defesa e Inspeção Sanitária e vegetal, Joelma Pais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter