Idaf e Fundepec garantem vacinação contra aftosa em locais de difícil acesso

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec), trabalha na vacinação assistida em propriedades de difícil acesso nas regiões do Juruá e Tarauacá/Envira. São produtores que buscam os técnicos e veterinários do instituto para regularizar seu rebanho.

A chefe da unidade do Idaf em Feijó, veterinária Mariana Benevides, falou sobre o trabalho realizado. “Aqui na nossa região temos muitas dificuldades. Várias propriedades não têm ramal, então o único acesso é com cavalos ou a pé”, disse.

O Idaf monta um planejamento capaz de atender todas as propriedade rurais, mesmo as que estão em locais de difícil acesso. Em Feijó, o rebanho é de aproximadamente 90 mil cabeças de gado.

O Acre estima um rebanho de mais de três milhões de animais e tem a meta de permanecer livre da aftosa e outras doenças. Em 2016, o instituto atingiu a cobertura de 99,12% de vacinação animal.

Uma das principais parcerias para atingir essa cobertura vacinal vem do Fundepec, que garante a logística para que as equipes de vacinadores cheguem às propriedades mais distantes e na fronteira. O fundo arca com os custos de barcos, cavalos, peões entre outros.

“O estado é reconhecido como zona livre da doença há 12 anos pela Organização Mundial de Saúde Animal, resultado do compromisso de nossos técnicos e das equipes”, afirma o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.

Equipe do Idaf na campanha contra a febre aftosa 2017 (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter