Devolução obrigatória

Idaf e parceiros realizam campanha de arrecadação de embalagens de agrotóxicos

Produtores devem devolver os recipientes vazios ao Idaf (Foto: Leônidas Badaró)

Segundo a legislação, ao esvaziar os recipientes de agrotóxicos, os produtores rurais devem realizar imediatamente a tríplice lavagem da embalagem, providenciando sua devolução nas unidades de recolhimento indicadas pelo revendedor na nota fiscal.

Com intuito de garantir que a lei seja cumprida e assegurar a saúde dos acreanos, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com a Associação das Revendas Agrícolas do Acre (Araac) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), realiza companha de arrecadação dos recipientes no interior do estado.

Em Feijó a coleta itinerante das embalagens vazias de agrotóxicos ocorre na próxima terça-feira, 15. No dia seguinte, quarta-feira, 16, a atividade será promovida em Tarauacá, na Associação de Criadores Municipal. Já em Cruzeiro do Sul, a ação é realizada na sexta-feira, 18, no porto da cidade.

“Descartar embalagens em locais impróprios compromete a saúde de todos, homens e animais, pois a exposição dos produtos pode contaminar o solo, águas superficiais e lençóis freáticos”, salienta o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.

Após recolhimento, o Idaf vai encaminhar as embalagens para a central de recebimento, localizada em Rio Branco e gerenciada pela Araac, onde são prensadas e reencaminhadas às recicladoras.

O descumprimento da legislação estadual acarreta punições severas aos produtores rurais.