Durante aula prática alunos do curso realizam a preparação da vacina que será usada nas bezerras de 3 a 8 meses (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Durante aula prática, alunos do curso realizam a preparação da vacina, que será usada nas bezerras de 3 a 8 meses (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) está resolvendo uma das reclamações dos criadores de gado: a falta de agentes vacinadores. Os pecuaristas, principalmente de pequeno e médio portes, reclamam de que em determinada época do ano é preciso esperar até 90 dias por um agente, já que há carência de profissionais no estado.

Para resolver o problema, o Idaf se juntou ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e está oferecendo um curso de agente vacinador contra a brucelose.

Na manhã desta quinta-feira, 15, o diretor-presidente do instituto, Mamed Dankar, acompanhou a realização de um desses cursos no Ramal do Antimary, localizado no quilômetro 100 da Estrada Transacreana.

No total, 19 produtores rurais da Transacreana participam do curso de vacinador contra a brucelose (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
No total, 19 produtores rurais da Transacreana participam do curso de vacinador contra a brucelose (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O curso é dividido em teoria e prática. Em 16 horas, os 19 alunos, todos produtores rurais da comunidade, passam por uma capacitação que os habilita a serem agentes vacinadores contra a brucelose.

É o caso do criador de gado Paulo Marone. “Esse curso melhora em todos os aspectos. Principalmente na época do inverno, a gente procura um vacinador, e pela demanda que tem, ele não consegue atender nem 20% dos pedidos”, afirma.

Engana-se quem pensa que apenas homens se interessam pela atividade. No curso da Transacreana, duas mulheres estão entre os alunos. Aline Buriti tem apenas 20 anos, e diz que não teme o desafio. “Hoje em dia não existe mais nenhum trabalho que seja apenas de homem. Aceitei fazer o curso e tenho certeza se que dou conta do recado igual a qualquer outro agente vacinador daqui”, explica.

Só em 2015 Idaf já formou 140 novos agentes vacinadores

A turma que faz o curso na Transacreana não é a única de agentes vacinadores formados pela parceria Idaf e Senar. Já foram ministrados cursos em Xapuri, Brasileia, Rio Branco e Mâncio Lima. São mais de 140 novos profissionais disponíveis no mercado.

“Fazemos o mapeamento e descobrimos onde ainda não houve o curso, principalmente nos lugares mais distantes. Com essa qualificação, eles ajudam a própria comunidade, prestando o serviço adequado”, destaca Mamed Dankar.