Regionalização

Defesa Agropecuária planeja campanha anual contra febre aftosa

Objetivo do encontro é discutir formas de melhorar a campanha contra a febre aftosa (Foto: Hugo Costa)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) está reunindo, nesta semana, sua equipe de veterinários da Regional do Baixo Acre e Purus, em Sena Madureira, para discutir aprimoramentos para a campanha contra a febre aftosa, que se inicia em maio.

“A ideia é que as ações sejam pactuadas em observância às particularidades de cada regional, de acordo com a capacidade de cada uma”, destaca Mário César de Araújo, gerente de Defesa Sanitária Animal do Idaf.

Em 2016 o índice de vacinação foi o maior da história, alcançando a marca de 99,12% do rebanho bovino – até então, o ano de maior sucesso havia sido durante a segunda etapa da campanha de vacinação de 2014, quando o índice chegou a 98,96%.

O governo do Estado assegura um gado saudável, que representa qualidade para o consumidor final. Uma das principais parcerias para que o gado criado no estado seja considerado um dos melhores do país vem do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec), instituição representativa de produtores rurais e da indústria frigorífica, para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da pecuária.

As parcerias são importantes para o setor, como explica o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz: “Aqui sempre tivemos bons resultados, considerando todo o auxílio do governador Tião Viana e do Fundepec, com o apoio do Ministério da Agricultura. As regionais do Baixo Acre e Purus detêm aproximadamente um rebanho de 1,7 milhão de cabeças de 0 a 24 meses”.