Idaf promove sensibilização de produtores e comerciantes em Feijó

A atividade visa estimular a entrega de embalagens de agrotóxicos vazias (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Com o intuito de prevenir, informar, fiscalizar e assegurar a saúde da população, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) realizou na segunda-feira, 14, as atividades de conscientização de ribeirinhos e comerciantes de Feijó, acerca da obrigatoriedade da entrega de embalagens de agrotóxicos vazias.

A ação, promovida pelo Departamento de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal, também envolveu o trabalho de barreira móvel na BR-364 e educação sanitária.

“Esse trabalho de educação sanitária junto aos ribeirinhos é de extrema importância, pois devido à dificuldade de logística de alcançar os demais, nos impulsiona a transformar aqueles que encontramos em multiplicadores de boas práticas sanitárias”, destacou a gerente de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal, Joelma Pais.

Em Feijó, a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos é promovida nesta terça-feira, 15, durante todo o dia, no Contorno Beira Rio. Segundo a legislação, ao esvaziar os recipientes de agrotóxicos, os produtores rurais devem realizar imediatamente a tríplice lavagem da embalagem, providenciando sua devolução nas unidades de recolhimento indicadas pelo revendedor na nota fiscal.

Os produtores da região também receberam esclarecimentos e informações sobre prevenção e combate de pragas, causadas em bananas e mandiocas. O uso correto dos agrotóxicos, o alerta de não reutilização das embalagens e transporte adequado do açaí também foram repassados pela equipe em campo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter