Idaf realiza curso para diagnóstico de tuberculose e brucelose

Profissionais de todas as unidades do estado participam do treinamento (Foto: Arison Jardim/Secom)

Como parte preparatória para o inquérito epidemiológico de prevalência da tuberculose e brucelose bovina, que será realizado no Acre este ano, a equipe de médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) está realizando um curso de atualização durante toda esta semana.

As aulas estão sendo ministradas por Thiago Fraga, médico da Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O treinamento visa atualizar os técnicos do órgão acreano para o padrão exigido e faz parte do convênio com o Ministério que reestrutura e implementa o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e fortalece as ações de defesa agropecuária.

Os profissionais estão tendo aulas teóricas e práticas, com ida a campo para treinamento da metodologia que será aplicada em cada animal. Fraga explica que o os alunos “sairão com as técnicas padronizadas pelo Mapa, para que assim o diagnóstico seja realizado com a maior precisão possível”.

“Essa será uma semana de aprendizado e que nos qualificará para sair em campo e chegar a cada uma das propriedades com um trabalho de qualidade”, afirmou Ronaldo (Foto: Arison Jardim/Secom)

No Acre, serão visitadas cerca de 600 propriedades em todo o território, o que exigirá uma complexa organização, pois muitas das unidades são de difícil acesso. O controle e a erradicação das duas doenças credenciam ainda mais o rebanho acreano, que é de quase três milhões de animais, para os mercados nacional e internacional.

“Essa será uma semana de aprendizado e que nos qualificará para sair em campo e chegar a cada uma das propriedades com um trabalho de qualidade”, afirmou o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz. Com a realização deste inquérito, o estado ganha mais uma prova da qualidade de seu gado. Prova de qualidade sanitária deste rebanho é que em 2016 o Acre foi autorizado a exportar carne bovina para a União Europeia.

Leia também: Governo realiza atualização cadastral em propriedades rurais de Feijó

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter