IDM oferece curso para moradores do Juruá

A Aula Inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada de Liderança de Agente de Desenvolvimento Local (ADL), realizada pelo Instituto Dom Moacyr para 28 moradores de comunidades de Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, ocorreu na sexta-feira, 29.

Turma aprenderá sobre qualidade de vida sustentável, socioambiental e econômica (Foto: Assessoria IDM)
Turma aprenderá sobre qualidade de vida sustentável, socioambiental e econômica
(Foto: Assessoria IDM)

O curso, que tem carga horária de 200 horas, objetiva qualificar jovens e adultos de comunidades rurais para promover o desenvolvimento local valorizando as culturas tradicionais, inserindo-as nas políticas públicas sociais implementadas no âmbito do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre).

Francisco Edmilson, que veio da Comunidade Nova Cintra, em Rodrigues Alves, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio das instituições envolvidas, além do IDM, as secretarias de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e de Planejamento (Seplan). Ele também falou da expectativa para o curso.

Francisco Edmilson agradeceu a oportunidade de participar o curso. (Foto: Assessoria IDM)
Francisco Edmilson agradeceu a oportunidade de participar o curso.
(Foto: Assessoria IDM)

“Não só eu, mas, como toda turma, esperamos que este curso possa ser bastante proveitoso. Já temos uma participação bem significativa na comunidade em que vivemos, mas sempre falta algo para acrescentar, e é justamente por esse motivo que fizemos esse esforço de estar aqui e ficar trinta dias longe de casa. Tudo isso para que possamos ter experiências novas, e quando voltarmos para a comunidade, tentarmos avançar e conquistar os objetivos”, disse Francisco.

As competências desenvolvidas possibilitarão aos educandos vislumbrar para suas comunidades qualidade de vida sustentável socioambiental e econômica, pois são comunidades localizadas em zonas com maior urgência de atenção para o empoderamento e acesso a serviços básicos de saúde, educação, organização social e agricultura familiar.

Em nome do governador do Estado, Tião Viana, a diretora-presidente do IDM, Rita Paro, ressaltou o compromisso e a seriedade que se tem com todo recurso e investimento que é repassado. “É esse o resultado: levar a troca de conhecimento entre educando e instituto, para que quando voltarem a sua comunidade não sejam mais os mesmos e possam cada um fazer a sua parte, para que o trabalho seja executado com excelência”, enfatizou Rita Paro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter