Indicadores de Saúde são tema de palestra no Huerb

    Palestrante discorre sobre a importância da correta análise dos indicadores de saúde (Foto: Júnior Aguiar)

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) promoveu na manhã desta terça-feira, 3, uma palestra sobre Indicadores de Saúde como ferramenta de monitoramento e avaliação. A capacitação foi destinada aos servidores da Sesacre, técnicos, coordenadores e gestores das unidades de saúde.

O professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) Alanderson Alves, com doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, foi o palestrante do evento, ocorrido no auditório do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Ele falou sobre a importância de se compreender os indicadores como uma ferramenta de gestão, a partir de um diagnóstico da realidade e não exclusivamente na experiência e na observação.

“O que percebo, é que existe divergência de compreensão, até mesmo pela forma que foi ensinada. A dificuldade em interpretar os indicadores, na maioria dos casos, é por não conhecer o conceito básico. É necessário estudar epidemiologia, e também, repensar a forma em que se trabalham os números no dia a dia”, destaca.

Para a técnica da Divisão de Monitoramento e Avaliação da Sesacre, Cibely Machado, a capacitação vem para ajudar os profissionais a compreender o que são e quais são os objetivos dos indicadores. “É importante que todas as pessoas envolvidas no serviço de saúde tenham o conhecimento e saibam usar os indicadores, pois são eles que demonstram o resultado das ações, falhas, avanços e o que precisa melhorar”, ressalta.

Os indicadores são medidas utilizadas para descrever e analisar uma situação existente e avaliar o cumprimento dos objetivos, as metas e suas mudanças ao longo do tempo, além de prever tendências futuras, a fim de prover as melhores condições para a população.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter