Oportunidade

Inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro estão abertas

No programa, estudantes vivenciam a experiência de um parlamentar em Brasília (Foto: Arquivo)

Estão abertas as inscrições para a 14ª Edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Para se inscrever, o estudante deve enviar a proposta de projeto até o dia 9 de junho, com a ficha de inscrição, para a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Para participar do PJB, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos e estar cursando o ensino médio ou técnico de escolas públicas ou particulares. O programa simula uma jornada parlamentar na qual vivencia o trabalho de um deputado federal.

O evento será realizado entre os dias 25 e 29 de setembro. Ao todo, serão selecionados 78 projetos, cujas propostas devem oferecer mudanças para melhorar a realidade do nosso país, e a composição do parlamento será proporcional a cada Estado.

Um dos objetivos do PJB é fomentar, nas escolas, o debate de temas como cidadania, política, participação popular e outros temas relevantes da sociedade, preparando o jovem para o exercício pleno de seus direitos e deveres, além da construção do bem comum.

O PJB ajuda o estudante a desenvolver habilidades e domínios da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação de elaboração de projetos, além de desenvolver competências importantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais informações sobre as inscrições no PJB podem ser feitas no site da Câmara dos Deputados, pelo telefone 0800 619 619 ou pela Fan Page do Programa.