Instituições encaminham ações do Plano de Desenvolvimento do Bambu

A primeira reunião contou com as instituições que firmaram cooperação por meio do Plano de Desenvolvimento do Bambu (Foto: Márcia Moreira/Secom)

A convite da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), instituições diretamente envolvidas com o Plano Estadual de Desenvolvimento do Bambu realizaram na quarta-feira, 11, a primeira reunião de 2017 para debater as diretrizes pelas quais cada órgão ficará responsável, agora que o documento foi publicado no Diário Oficial.

A ideia é que o encontro seja realizado uma vez por mês, para promover troca de ideias e cooperação entre os projetos desenvolvidos. Os encaminhamentos orientarão as ações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Bambu.

Direcionado ao desenvolvimento, promoção e oferta de serviços e produtos, o CVT tem o intuito de fortalecer os sistemas produtivos locais por meio da extensão tecnológica, da evolução de tecnologias sociais e da realização de educação profissional de base tecnológica.

Além disso, é voltado, também, para o impulsionamento de pesquisas e projetos com o uso do bambu, vegetal que está presente em cerca de 40% do território do Acre, destacando-se como uma das maiores reservas naturais em espécies nativas da planta.

A cultura e o uso do bambu no estado ainda é recente, e o fomento da cadeia produtiva dessa matéria-prima está em fase inicial. De acordo com a gestora da Sect, Renata Souza, a ideia é que, com o plano, seja trabalhado desde o inventário, passando pelo plantio e colheita, até a comercialização.

“Queremos ter empresas se instalando aqui e que os consumidores adquiram os produtos confeccionados a partir do bambu, seja no vestiário, em móveis ou utensílios de cozinha, entre outras infinitas possibilidades. A reunião visa estabelecer uma agenda para que tenhamos avanços em 2017 nesta área”, afirma.

Estiveram presentes representantes das seguintes entidades: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Dom Moacyr (IDM), Intituto Federal do Acre (Ifac), Fundação de Pesquisa do Acre (Fapac), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), e as secretarias de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Meio Ambiente (Sema), Produção (Seaprof) e o Instituto de Meio Ambiente (Imac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter