Instituições realizam primeira reunião para debater sobre o Chamado da Floresta

Instituições parceiras se reuniram com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) nesta semana em Xapuri para tratar sobre a organização do V Chamado da Floresta, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2018, no Acre.

O evento é considerado o espaço de mobilização, debate e proposição da pauta extrativista, que define prioridades e agenda de negociação com o governo federal, sob a liderança e coordenação política do CNS. Ainda busca apresentar os interesses das populações extrativistas residentes em centenas de territórios de uso coletivo.

“O encontro virá ao Acre em um ano importante, pois 2018 completará 30 anos da morte de Chico Mendes. Então será uma espécie de homenagem a ele”, diz Ângela Mendes, apoiadora da organização do Chamado no Acre.

A jornada de luta do Chamado da Floresta começou em 2011, quando cerca de 300 participantes se reuniram com o governo federal na Reserva Extrativista Terra Grande-Pracuúba, no Arquipélago do Marajó (PA). A última edição foi em 2015, na comunidade São Pedro da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém (PA).

“Muitas pessoas virão para Xapuri para participar do evento. Por isso, fizemos essa primeira reunião com as instituições que estão na linha de frente, para que possamos montar o planejamento geral”, diz a secretária estadual de Turismo e Lazer, Rachel Moreira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter