Juntos por Elas

Instituições se unem e promovem evento em alusão aos 13 anos da Lei Maria da Penha

Em alusão aos 13 anos da Lei Maria da Penha e à 7ª Quinzena da Mulher Negra, o governo do Estado do Acre promove nos dias 15, 16 e 17 de julho, o ‘Junto por Elas’, com uma ampla programação.

A audiência pública acontecerá no dia 15 de julho, às 16 horas, no Teatro Plácido de Castro, onde serão debatidos os temas “Violência Doméstica e Familiar”, “Racismo Institucional”, “Feminicídio e a Integração da Polícia Militar ” e a “Rede de Proteção no enfrentamento da Violência Doméstica: Estratégias e Soluções”.

No dia 16 de julho, às 19 horas, no Teatro Plácido de Castro, será ministrada a palestra: “Modalidades de Violência Contra a Mulher e a Igualdade de Gênero”, destinada aos policiais militares, agentes de Polícia Civil e cadetes, delegados e bombeiros. No dia 17 de julho, às 10 horas, na sala Inter Legis da ALEAC, será realizada a roda de conversa com as mulheres indígenas, camponesas e ribeirinhas sobre “Mulher e violências nas áreas ribeirinhas, indígenas e no campo: perspectivas e soluções”. E para fechar a programação, no dia 17,  às 15 horas, no auditório do Tribunal de Justiça, ocorrerá um bate papo com 750 mulheres com medida protetiva sobre os serviços disponíveis na Rede de Proteção e o cadastro no Botão da Vida.

O evento será realizado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), em conjunto com a Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), Ordem de Advogados do Brasil-seccional Acre (OAB/AC), por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), Ministério Público do Acre (MP/AC), Associação Brasileira de Advogados (ABA) e a Comissão dos Direitos da Mulher.

Contará com a participação da major Denice Santiago, idealizadora da Ronda Maria da Penha em Salvador-Bahia, e do sargento PM Djair Moura, desenvolvedor da Ronda para Homens, premiado em Londres, e do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), deputado Kennedy Nunes.