Novo Espaço

Instituto de Matemática de Cruzeiro do Sul inicia primeiras turmas

O Vale do Juruá agora conta com um novo espaço educacional, o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF). O espaço é mais uma das ações implantadas na área de inovações educativas pelo governo do Acre.

O órgão faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e funciona dentro do Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie) de Cruzeiro do Sul. Os primeiros cursos, Matemática Financeira e Lógica Matemática, tiveram início este mês.

Na aula inaugural, realizada na última semana, o titular da SEE, Marco Brandão, destacou que o IMCF oferece novas possibilidades de qualificação para a população do Juruá.

“O novo ambiente traz para dentro de um estabelecimento, que não é um espaço escolar, a possibilidade dos alunos, e da comunidade em geral, ter acesso a novas metodologias e formas de aprendizagem”, destaca.

Instituto funciona dentro do Crie de Cruzeiro do Sul (Foto: Arquivo)

A diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, lembrou que Cruzeiro do Sul é o primeiro município, depois de Rio Branco, a ter uma sede do Crie com um espaço só para as atividades do IMCF, e que terá os cursos regulares, a exemplo da capital.

Charles Cavalcante, coordenador do Núcleo da SEE na região, explicou que o instituto é um espaço de colaboração e de aprendizado, em que os alunos estudam por opção. “Todos os que estão iniciando estes cursos é porque fizeram a opção de estudar e se qualificar aqui, já que esses cursos não fazem parte da grade curricular e são formações que complementam o ensino público”, ressalta.

É o caso da estudante Melissa Souza e das amigas Raquel e Amanda Silva, que resolveram fazer matemática financeira pensando em se profissionalizarem para o mercado de trabalho. “A matemática está em tudo que é da vida. Quando a gente tem afinidade com os números, as portas se abrem mais fácil, por isso quero me especializar nesse curso”, conta Melissa.

Primeiros cursos ofertados na instituição são na área de exatas e contemplam alunos da rede (Foto: Mágila Campos)

A coordenadora do IMCF, Cleiciane Soares, disse que a nova plataforma educacional era um desejo da comunidade escolar da região, por oferecer opções de qualificações nas quatro áreas do conhecimento.

“Estávamos sentindo falta de um espaço como este aqui no Vale do Juruá, para ajudar na qualificação dos nossos estudantes não só de Cruzeiro do Sul, mas dos municípios vizinhos. Aqui eles poderão se aprimorar em suas áreas de interesses”, explica.

O IMCF

O instituto é um órgão criado pelo governo do Estado, durante a gestão do governador Tião Viana, para oferecer cursos nas quatro áreas do conhecimento, como forma de apoiar o ensino acreano. Até o fim de 2017, passaram pela central, em Rio Branco, mais de 27 mil pessoas. Em Cruzeiro do Sul, em sua primeira oferta, já são 80 alunos matriculados.