Integração Brasil-Bolívia assegura sanidade do rebanho bovino na região

Visando uma maior transparência nas ações de controle da febre aftosa na região amazônica entre Brasil e Bolívia, respectivamente, Acre e Pando, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), participou na última semana do evento do Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (Senasag), que marcou o início da campanha no país vizinho.

A solenidade foi realizada na Fazenda São Lucas, distante 22 quilômetros da cidade de Cobija. O Departamento de Pando também é zona livre de aftosa com vacinação certificado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) desde 2015.

O coordenador do programa estadual de combate à aftosa do Idaf, Jean Carlos Torres destacou: “Esses animais vivem no mesmo ecossistema e a doença não respeita as fronteiras. Então temos que estar atentos”.

Integração e parceria são palavras-chave desse encontro. De acordo com o programa hemisférico de erradicação da febre aftosa (PHEFA) 2017-2022, que trata da remoção da vacinação na América Latina, Acre e Pando fazem parte da mesma sub-região com retirada programada para 2019.

“Esse esforço tem que ser em conjunto porque sozinhos não conseguiremos. Assim, não somente Pando e Acre sairão beneficiados, mas sim toda América do Sul”, disse a diretora geral do Senasag, Andrea Torres.

Desde 2010, o Idaf realiza uma parceria com o Senasag  para que o trabalho de vacinação contra a febre aftosa seja realizado de forma conjunta. “Essa parceira já é antiga. Temos um intercâmbio muito bom”, afirmou o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.

Equipes Idaf e Senasag unidas no combate à febre aftosa na região (Foto: cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter