Investimentos na área do artesanato fortalecem produção e garantem mercado

Feiras no shopping consolidaram mercado local (Foto: Angela Peres/Secom)

O artesanato acreano aos poucos conquista mercados externos graças a investimentos em melhoria da produção e mão de obra no segmento. Exemplo disso são os cursos de capacitação, clínicas de design e parcerias com a iniciativa privada, que nos últimos anos impulsionaram o fortalecimento do setor no Acre.

De forma estratégica, o governo do Estado vinculou a coordenação do artesanato à Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), criada em 2011 para alcançar famílias de baixa renda com oportunidade de trabalho.

Desde então, a instituição conta com o apoio do Sebrae Acre e do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida para o fomento à atividade dos artesãos, que além de conquistarem o mercado local ganharam destaque em eventos nacionais.

Loja de artesanato no shopping é sucesso há mais de um ano (Foto: Angela Peres/Secom)

Para a coordenadora do departamento na SEPN, Marilda Brasileiro, algumas conquistas do setor devem ser destacadas, como o funcionamento da loja de artesanato Acre Made in Amazônia, inaugurada há mais de um ano no Via Verde Shopping, bem como a realização de feiras mensais dentro do estabelecimento comercial.

O aumento da visibilidade dos produtos acreanos implicou a necessidade de aplicação de recursos em novas consultorias e treinamentos.

Resultados visíveis

Todos os anos o Acre garante seu espaço nas feiras nacionais, destacando-se ao lado de estados que têm como carro-chefe o artesanato. Em 2016, o estande acreano foi campeão de vendas durante a feira Brasil Original, em São Paulo, ao movimentar mais de R$ 300 mil. Este ano, esteve no terceiro lugar no ranking de vendas da Fenearte, em Olinda (PE), ficando atrás apenas de Fortaleza e Pernambuco.

Capacitações não param

Cursos são promovidos constantemente pela SEPN, junto com o Sebrae. Recentemente, mais um foi encerrado em Xapuri (Foto: Cedida)

Inovação no manuseio da matéria-prima faz parte do objetivo dos cursos oferecidos pela SEPN para elevar a competitividade de produtos no mercado.

A oportunidade de trabalho e geração de renda também é o foco da instituição, que pretende chegar aos três mil artesãos registrados no Sistema de Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab) até o fim deste ano. Recentemente, um grupo de mulheres em Xapuri participou de uma oficina de confecção de bonecas de pano, oferecida com a parceria do Sebrae Acre e Cooperativa Mãos de Mulher.

“As oficinas são uma oportunidade para que famílias tenham uma complementação de renda e temos visto muitos exemplos de mulheres que conquistaram a independência financeira com o artesanato, que, além de uma fonte de renda, é também uma forma de elevar a autoestima e garantir mais qualidade ao aproveitamento do tempo livre”, pontua a coordenadora.

Capacitações incentivam cada vez mais famílias a empreender (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter