Investimentos na atenção primária e saneamento básico diminuem internações no Acre

O balanço do ano de 2017 divulgado pelo Hospital das Clínicas (HC) chama atenção por vários motivos. Até o mês de novembro, por exemplo, foram mais de 45,8 mil atendimentos e cerca de 4 mil cirurgias realizadas.

Mas, há um dado que é um termômetro de como os investimentos do governo do Estado ao longo dos últimos anos têm melhorado a qualidade de vida da população acreana. Trata-se da diminuição gradativa no número de internações desde o ano de 2011.

Há 6 anos, o número de internações no HC passava de 9 mil. Desde 2012, esses dados reduziram continuamente. Em 2015, caíram para 8.172.

E até novembro deste ano, foram registrados apenas 6.441 casos de internações no Hospital das Clínicas.

Mas, quais são as causas e o que essa redução representa para a saúde pública do Acre?

Número de internação em leitos diminuiu, a partir de 2012 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Duas ações principais são apontadas como primordiais para essa diminuição: o fortalecimento da atenção primária e o forte investimento do Acre no saneamento básico em todo o estado.

Na atenção primária de saúde, a Sesacre, ao longo de 2017, fortaleceu a parceria com os municípios no interior. Destacam-se a realização do I Encontro Interferderativo de Gestores Municipais do Acre e a execução de oficinas da Divisão de Alimentação e Nutrição em parceria com a Saúde da Criança, além da implantação do Telessaúde em todos os municípios.

“É possível enfatizar outras ações que foram extremamente importantes  como lançamento da Cartilha da Saúde do Homem, adesão do Primeira Infância Acreana (PIA) em todo o Estado, oficinas de Planejamento Reprodutivo ações itinerante juntamente com o Projeto Mulher Cidadã, e o Projeto “Se liga Aí”, destacando a importância da prevenção da gravidez precoce e indesejável fortalecendo a utilização dos métodos contraceptivos, além do lançamento da Cartilha da Pessoa Idoso na Atenção Primária”, destaca João Paulo Silva, diretor do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos da Sesacre.

Saneamento básico salva vidas

O outro investimento determinante para a melhoria da qualidade de vida da população, que em um primeiro momento, nem parece ter relação com a saúde é o saneamento básico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) para cada R$ 1 investido em água, esgoto e destinação correta do lixo, economizam-se R$ 4 no custeio com a saúde.

Coleta, destinação correta e tratamento de esgoto evita doenças (Foto: Andrey Santana/Secom)

E Acre tem investido forte no setor ao longo dos últimos anos. Desde 2011, 1 bilhão de reais foi investido em saneamento básico com as obras do programa “Ruas do Povo”, em ampliações e construções de novas Estações de Tratamento de Água, coleta e destinação correta do esgoto.

“O saneamento básico ajudar a evitar inúmeros problemas de saúde. O conjunto de fatores que reúnem o saneamento levam a uma melhoria de vida na população na medida que controla e previne doenças. Dessa forma, o saneamento básico promove hábitos higiênicos e controla a poluição ambiental, melhorando assim, a qualidade de vida da população. Exemplo é que as doenças sazonais como dengue e leptospirose vem diminuindo ao longo dos últimos anos”, destaca a médica Gleiciane Miranda, gerente de assistência da UPA Via Verde.

Olhando para o futuro

Com mais investimentos em saneamento básico, a tendência para os próximos anos é ainda de menos internações nas unidades de saúde e diminuição no custeio com a saúde pública. No momento, o governo do Acre está investindo mais de 100 milhões de reais em obras de saneamento nos municípios de difícil acesso, que são Marechal Thaumaturgo, Jordão, Santa Rosa e Porto Walter.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter