Investindo no futuro, governo oferta cursos técnicos gratuitos para comunidade da Cidade do Povo

Salas, carteiras, canetas, uniformes e o sorriso no rosto dos alunos e professores representam a rotina do Instituto Dom Moacyr (IDM). Todos os dias, alunos da Cidade do Povo que estão cursando o ensino médio saem de casa para se profissionalizar em cursos como eletrotécnica, design, informática básica e outros na nova sede do instituto, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira.

Só na gestão de Tião Viana, mais de 70 mil jovens fizeram alguma formação na educação profissional (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O IDM não atende apenas cursos técnicos, mas também os de curta duração. “Queremos formar pessoas com mais qualidade para o mercado de trabalho. Hoje estamos com mais de cinco mil alunos só em cursos técnicos nos vinte e dois municípios do estado”, afirma a diretora-presidente Rita Paro.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o desemprego no Brasil apresentou em 2016 uma taxa de 7,7%. Isso significou que cerca de 700 mil pessoas perderam o emprego. O cenário agora em 2018 somente se agravou, pois o índice passou para 12,2%, resultando em 12,7 milhões de pessoas sem ocupação.

Por isso essas oportunidades de profissionalização são importantes, pois têm a função de ajudar pessoas economicamente ativas a ingressar mais rápido no mercado de trabalho por meio da qualificação.

“Eu faço esse curso porque é uma oportunidade de vida que recebemos, sendo muito importante no campo de trabalho”, conta Isaele (Foto: Júnior Aguiar/Secom)

“Eu faço esse curso porque é uma oportunidade de vida que recebemos, sendo muito importante no campo de trabalho, pelo motivo de ser uma preparação para o mundo que vivemos hoje. É fundamental saber aproveitar cada chance para ter no futuro uma vida melhor e dar uma estabilidade aos nossos pais, irmãos, filhos e para nós mesmos”, comentou a aluna do curso de técnica de computação gráfica Isaele Lima.

Sobre o IDM

O Instituto Dom Moacyr prioriza o ensino técnico. Com uma marca de quase 100 mil jovens formados em cursos profissionalizantes, passou a ter nova residência durante o governo Tião Viana: o Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira, localizado na Cidade do Povo, oferecendo 25 salas, 12 laboratórios de pesquisa, auditório para 200 lugares e 150 vagas de estacionamento.

Hoje, o IDM contabiliza mais de cinco mil alunos só em cursos técnicos em várias áreas como saúde, gastronomia, serviços na área da cultura, design e outros. Possui ainda parcerias com instituições como o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), Ministério Público (MP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Defensoria Pública (DPE/AC), Associação Comercial, Empresa de Água Boa Boa (ACEAB) e outros.

Leia mais: Governo celebra mais de 75 mil jovens formados no ensino técnico desde 2011

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter